RECONHECIMENTO MATERIAL: MARIA FELIPA GANHA MONUMENTO EM SALVADOR.
Reconhecida e celebrada na oralidade do povo baiano e, sobretudo, negro há 200 anos, Maria Felipa de Oliveira, heroína da independência do Brasil na Bahia, ganhou, nesta quinta-feira (27), mais um registro material que faz referência à sua luta e história. Além das pesquisas e estudos em sua memória, existe agora também um monumento que a represente na Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo e ao Elevador Lacerda, no bairro do Comércio.
A obra de quatro metros de altura, feita de fibra de vidro e banhada em bronze, foi inaugurada pela prefeitura. E, apesar de estar na capital, foi construída com a heroína voltada para a Ilha de Itaparica, onde lutou ao lado de um grupo de mulheres para bloquear o acesso de suprimentos dos portugueses a Salvador. Registro que se junta às múltiplas referências orais da sua existência.
Gildete Virgens, 73 anos, foi à praça para participar da inauguração e celebrou o que chamou de vitória. “O negro teve uma grande função na história deste país. As mulheres negras, nem se fala e isso é esquecido. Na Bahia, Maria Felipa é símbolo disso. Uma mulher que luta e resiste até em memória na nossa oralidade contra o apagamento do que fez. Nada mais do que justo esse reconhecimento”, fala ela, que é integrante da Casa Maria Felipa.
FONTE: GOVBA.