Recuperar política externa brasileira passa pelo Oriente Médio … – Poder360
Ampliação das relações políticas com países da região e busca de Lula por retomar status do Brasil de potência mundial trará tema para pauta
O então chanceler Ernesto Araújo fez seu 1º discurso em 2 de janeiro de 2019: “O presidente Bolsonaro está libertando o Brasil, por meio da verdade. Nós vamos também libertar a política externa brasileira, vamos libertar o Itamaraty, como o presidente Bolsonaro prometeu que faríamos, em seu discurso de vitória”. De certa forma, já era possível prever que o Brasil deixaria de exercer papel preponderante na diplomacia mundial. A única dúvida era: qual seria a dimensão do estrago para as relações entre o Brasil e o mundo?
Ao final do governo de Jair Bolsonaro (PL), Araújo já não mais exercia a função de chanceler, contudo, esses últimos 4 anos foram suficientes para redirecionar a política externa brasileira e transformar o país num pária mundial, exatamente como Araújo declarava. Para ele, isso não seria um problema se o país se afastasse do “globalismo” e trilhasse o caminho de seu mentor intelectual, Olavo de Carvalho.
Outra característica da política externa de Bolsonaro foi transformar o país num figurante no sistema internacional, se submetendo à política dos Estados Unidos, prioritariamente durante o governo de Donald Trump. O constrangimento acerca do alinhamento absoluto aos interesses estadunidenses criou tamanho embaraço que, em reunião no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 2019, ao ser apresentado ao ex-presidente Al Gore, Bolsonaro, logo foi lhe “oferecendo” a Amazônia para ser explorada em parceria com os Estados Unidos. Al Gore não entendeu aquela proposta –inclusive nem era do partido de Trump e defendia outra vertente política com relação ao meio ambiente.
A lista de constrangimentos é extensa e elencá-la será necessário para futuramente reavaliarmos a dimensão das perdas para o Brasil. Entretanto, mais especificamente, acerca das relações entre o Brasil e os países do Oriente Médio, o retrocesso foi notório. Talvez não seja possível elencar esse fato a partir da perspectiva econômica, pois o Brasil, como grande exportador de proteína animal e minério, continua mantendo seus mercados. No entanto, as opções políticas adotadas pelo governo Bolsonaro colocaram em xeque o papel do país como ator qualificado para mediar disputas.
Há de se destacar que o Brasil, historicamente, tem apoiado o direito de autodeterminação dos povos e, por isso, legitimou a criação do Estado Palestino, sem, contudo, ferir o direito de existência do Estado de Israel. A partir do governo de Bolsonaro, o alinhamento à gestão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu –e seus sucessores–, criou constrangimento ao país. Além de defender as políticas racistas do governo israelense, também se prontificou a mudar a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, resultando num mal-estar diplomático frente ao mundo árabe, que apoia a causa palestina e não aceita a ocupação de Jerusalém. Essa proposta de alteração da embaixada visava, exclusivamente, agradar o governo de Trump, que assim procedeu.
A lista de atos destoantes das diretrizes da política externa é extensa, mas agora, o maior questionamento é se será possível reconstruir a imagem que o Brasil tinha no exterior a partir da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da indicação de Mauro Vieira para o Ministério de Relações Exteriores.
Um evento significativo do prestígio de Lula foi a COP 27, no Egito, onde a diplomacia oficial do Brasil praticamente não teve repercussão. Contudo, a presença de Lula apresentando as diretrizes do país para o setor do meio ambiente fez com que o Brasil voltasse a ser visto como um parceiro no desenvolvimento de uma política ambiental que visa a preservação do meio ambiente sem penalizar o desenvolvimento dos Estados. A atitude do presidente Lula no evento deixou claro que o país tem um compromisso com a preservação. Entretanto, também destacou que esse compromisso deve ser compartilhado com os demais países, principalmente os desenvolvidos. Trata-se de um tema complexo. Em tese, todos são a favor da preservação. Contudo, a contribuição financeira é um tema que demanda um forte embate –que o governo Lula pretende travar.
Com as novas demandas e as antigas, vale destacar que o papel do chanceler Mauro Vieira será de um reparador de danos. Diferentemente de outros chanceleres, anteriores ao período do governo Bolsonaro, agora haverá a necessidade de restabelecer as diretrizes do país. Redirecionar, por exemplo, a política externa relativa à Palestina, sem ambiguidades. Não há qualquer dúvida de que o Estado de Israel continuará mantendo relações políticas e comerciais com o Brasil –até porque sempre procedeu dessa maneira e os israelenses são, acima de tudo, pragmáticos. Por outro lado, os palestinos vêm sofrendo um processo ainda mais intenso de opressão, seja na Cisjordânia ou em Gaza, e o Brasil não pode se calar.
Lula também encontra a região do Oriente Médio bastante alterada desde seu último governo (2006-2010). As manifestações do final de 2010 que se estenderam por 2011, conhecidas por Primavera Árabe, modificaram o norte do continente africano e diversos países do Oriente Médio. As guerras na Síria e Iêmen, além do embate com o Estado Islâmico, criaram fissuras na região que até hoje não foram sanadas e, se o Brasil mantiver a política do ex-chanceler Celso Amorim, o posicionamento frente a esses eventos será fundamental para se exercer o papel de um líder mundial. Inclusive como ocorreu em 2010 na negociação com o Irã acerca de sua política nuclear –apesar de ter sido tecnicamente perfeita, a conjuntura internacional impediu sua implementação.
Esse mesmo Irã, que Lula intermediou acordo sob o governo do ex-presidente Ahmadinejad, atualmente encontra-se numa situação ainda mais complicada, sob o isolamento internacional das pesadas sanções impostas pelos Estados Unidos, além das fortes críticas acerca da morte da jovem Mahsa Amini, que tem propiciado diversas mobilizações no país. No aspecto macro, o país conseguiu estabelecer conexões mais efetivas e criou o “arco xiita”, uma zona de influência no Líbano –por meio do Hezbollah–, na Síria –com o governo de Assad–, no Iraque –junto à comunidade xiita local– e no Iêmen, com o apoio aos houthis, que lutam pelo governo do país.
Esse “arco xiita” é a resposta à influência estadunidense e saudita na região. Por meio dele, o Brasil pretende se tornar um líder mundial. Entretanto, em algum momento confrontar-se-á com esse arranjo estratégico e terá que se posicionar frente a questões sensíveis. Evidentemente que não se trata de um tema que crie posicionamento imediato, mas a ampliação das relações políticas com os Estados da região repercute no atual arranjo político, e, a busca de Lula por retomar o status do Brasil de potência mundial, colocará esse tema em pauta.
Certamente, esperava-se que Lula indicasse ao Ministério de Relações Exteriores um chanceler com um perfil mais progressista ou mesmo a indicação de uma mulher para o posto. No entanto, a opção por um chanceler experiente –tanto na atuação internacional quanto acerca do funcionamento da política em Brasília– pode ter sido encontrada para a “restauração do Itamaraty”. Por um período curto de tempo, no final do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Vieira ocupou o cargo de chanceler, mas não houve uma atuação de destaque. A própria conjuntura não propiciava. Mas, agora, ele tem a oportunidade de ampliar os resultados alcançados por Celso Amorim, pois o presidente Lula, muito provavelmente, terá uma agenda internacional mais intensa que a de seus governos anteriores.
O Brasil precisa voltar ao circuito internacional e Viera não pode perder tempo. Nesse sentido, o Oriente Médio continua sendo um caminho profícuo para o fortalecimento das relações comerciais, e espaço onde as potências atuam –não só com caráter pejorativo–, por isso, é imperativo entender sua dinâmica e se posicionar como um ator independente.
Renatho Costa, 52 anos, é doutor em história social pela USP (Universidade de São Paulo) e professor de relações internacionais na Unipampa (Universidade Federal do Pampa). É pesquisador do Al-Mustafa International University, em Qom (Irã) e coordenador do GAE-OMAM (Grupo de Análises Estratégicas – Oriente Médio e África Muçulmana). Também é autor dos livros “Os aiatolás e o receio da República Islâmica do Irã”, “República Islâmica do Irã, 40 anos: de Khomeini a Soleimani” e “Sem caminhos para Gaza: uma crônica de aventura e fraude sob o bloqueio egípcio”.
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