Rede Vix Saude: unidades de saúde de Vitória recebem primeiras oficinas – Prefeitura de Vitória

0
50

Publicada em 04/10/2022, às 20h10 | Atualizada em 04/10/2022, às 20h12
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) concluiu na última semana o primeiro ciclo de oficinas do Projeto Rede Vix Saúde, nas unidades básicas de saúde de Vitória. Ao longo de aproximadamente duas semanas, profissionais das 11 unidades básicas de saúde das regiões de São Pedro, Santo Antônio e Centro se reuniram na Escola Técnica do SUS (ETSUS) e participaram da primeira de quatro oficinas que acontecerão dentro do Projeto.
Nas primeiras oficinas desse ciclo os profissionais debateram sobre a construção da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo dos anos e como é uma rede de atenção à saúde tendo a atenção básica como coordenadora do cuidado. O objetivo foi sensibilizar e mobilizar as equipes de saúde para as mudanças nos processos de trabalho que serão construídas por meio do Rede Vix Saúde.
Cada oficina, com duração de quatro horas, é conduzida por uma dupla de tutores e terá como público-alvo todos os trabalhadores do serviço de saúde.
“Desde a criação do SUS, nossa sociedade passou por várias transições no perfil nutricional, epidemiológico, demográfico. Por isso o modelo inicial do SUS, estratificado, precisa mudar para um modelo em rede, integrado”, explica a referência técnica da Atenção Básica de Vitória, Daniela Stange.
Para a diretora da unidade de saúde da Ilha do Príncipe, Helena Christ, o Projeto vai auxiliar as equipes de saúde a construírem um modelo de excelência no serviço para a população. “É fantástico desenvolver um Projeto como esse a partir das ideias e necessidades das unidades de saúde. Isso valoriza o trabalho do servidor que está na ponta do serviço, porque ele conhece bem a população que atende e suas reais necessidades”, afirma
O agente de combate às endemias Walterli Quintilio elogiou a iniciativa, considerando especialmente o impacto da pandemia nos processos de trabalho e nas relações com as comunidades. “Após tudo o que passamos na pandemia é muito importante realinhar os conceitos e as orientações para os moradores”, disse.
Além da promoção das Oficinas, o Projeto Rede Vix Saúde também prevê a formação de 38 tutores, todos servidores do nível central da Semus, com nível superior e experiência na área da saúde. Além de conduzirem as oficinas, os Tutores também apoiarão diretores e equipes de saúde na construção de um Plano de Ação Local para as unidades de saúde, com metas, ações e objetivos, reorganizando os processos e os serviços nas unidades, reorganizando os macro e microprocessos necessários.
Dentre os tutores em formação, a referência técnica de Atenção à Saúde, Liana Antonucci, destaca que o Rede Vix Saúde é um Projeto da Semus, idealizado para os profissionais de saúde e munícipes de Vitória.
“É uma oportunidade muito valiosa e muito importante, com troca de informações, conhecimentos e experiências. Esse é o momento de reestruturarmos o que pandemia desorganizou, ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços prestados. E com uma proposta para além do atendimento de demandas de pacientes, considerando principalmente as condições e necessidades de saúde do usuário”, explicou.
O Projeto Rede Vix Saúde será a ferramenta utilizada pela Semus para reorganizar processos de trabalho na atenção básica à saúde. Utilizando a a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde, apresentada e desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), onde um conjunto de oficinas, tutorias e treinamentos capacitarão as equipes de saúde.
O Projeto teve início em 20 de setembro e prevê quatro oficinas e 16 tutorias, que devem ser concluídas até o final de 2023.
Dentre alguns resultados esperados com o Rede Vix Saúde estão:
 
Voltar para o topo
Solicitação de serviços
Disque-Silêncio
Abertura de chamados
Ouvidoria Municipal
Fale conosco
Dados públicos
Acesso à informação
Perguntas e respostas
Versão mobile

source

Leave a reply