Redutos símbolo de Lula e Bolsonaro em RJ e SP têm baixa abstenção – UOL Confere

0
80

Do UOL, no Rio
30/10/2022 21h10
Quando a votação foi encerrada na Escola Municipal Vereadora Anna Lamberga Zeglio, em Cidade Tiradentes, periferia de São Paulo, e no Centro Educacional Santa Mônica, em Campo Grande, na periferia do Rio, as urnas simbolizaram um país dividido.
No local de votação na zona leste de São Paulo, um enclave petista, Luiz Inácio Lula da Silva venceu com 64,5% dos votos. Já no colégio na zona oeste do Rio, Bolsonaro levou 66% do eleitorado. Em comum, os dois enclaves mostraram um eleitor mais mobilizado, com abstenção abaixo da média dos dois estados, mostram dados obtidos pelo UOL ao compilar os boletins de urna.

Os dois colégios foram escolhidos por estarem entre os maiores locais de votação nas zonas eleitorais em que Lula e Bolsonaro tiveram suas maiores vitórias em São Paulo e no Rio de Janeiro, as duas maiores cidades do país.
No enclave bolsonarista apenas 15,93% se abstiveram —no estado do Rio de Janeiro, o índice foi de 22,24%. Já no reduto lulista, 19,13% faltaram ao chamado das urnas —contra 21,06% do eleitorado paulista.
Essa mobilização se refletiu nos dados nacionais: neste segundo turno, a abstenção no Brasil foj menor do que no primeiro turno —é a primeira vez que isso ocorre na democracia brasileira.
Confusão e campanha na porta. Na EMEF. Vereadora Anna Lamberga Zeglio, a eleição foi tranquila na maior parte do tempo. Alguns mesários ouvidos comentaram sobre algumas pessoas que chegaram bêbadas e sem informações sobre seções eleitorais, mas rapidamente foram orientadas.
Por volta das 16h55, policiais que faziam a segurança do local foram chamados depois que um eleitor ameaçou agredir quem trabalhava em uma das sessões. Na sala, depois de alguns minutos de conversa, o eleitor foi escoltado até a saída da escola. Informalmente, um dos militares comentou que o problema dele era mental, mas uma conversa rápida, a tensão foi contida.

Já no Centro Educacional Santa Mônica não houve intercorrências. Bem em frente ao local de votação, um carro com bandeiras e adesivos de Bolsonaro dava o tom da vantagem do atual presidente na região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply