Reitor do Centro Universitário Belas Artes declara apoio a Bolsonaro, e alunos protestam – UOL
Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Um post do reitor do Centro Universitário Belas Artes, Paulo Cardim, publicado no blog da faculdade, gerou reação e protestos de parte dos estudantes. No texto intitulado “Vencer ou vencer”, ele defende a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
O reitor afirma que, se eleito, o presidente terá a oportunidade de renovar seus compromissos com “o Estado Democrático e de Direito, a liberdade de expressão, o desenvolvimento nacional sustentável, uma educação básica pública de qualidade, os valores da pátria e da família”.
Segundo Cardim, o presidente terá mais espaço na mídia para detalhar as suas realizações nos quatros de seu governo e cita feitos durante seu mandato, como obras de infraestrutura, a exemplo da transposição do rio São Francisco, e a criação do Auxílio Brasil.
Para o reitor, os auxílios emergenciais foram uma forma de o presidente minimizar os efeitos do que ele considera o “irresponsável ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’ durante a pandemia”.
Cardim ainda se refere ao vírus causador da Covid-19 como “vírus chinês”. O termo é criticado por especialistas, que apontam que, além de impreciso, promove estigmatização.
Entre outros pontos, o reitor defende que Bolsonaro auxiliou no redirecionamento das relações internacionais, “a fim de atender aos interesses do Brasil e não de Cuba, Venezuela, Bolívia e outros países da África e das Américas Central e do Sul”.
Ele diz ainda que o presidente auxiliou na “eliminação das ‘panelinhas’ na área da cultura, ou seja, famosos que viviam nas tetas do erário federal”.
Após o post, publicado na segunda-feira (3), os alunos do curso de artes visuais lançaram um formulário online a fim de fazer um levantamento dos alunos que repudiam o posicionamento do Cardim. Com isso, eles desejam se manifestar contra o fato de a instituição de ensino apoiar Bolsonaro, que, segundo eles, “não mediu esforços para minar a área da educação e da cultura”.
Um ato foi convocado para sexta-feira (7), às 18h, em frente ao centro universitário, na Vila Mariana, zona sul. Os alunos afirmam que vão se posicionar contra o reitor que apoia o atual presidente. “Artista não vota em fascista”, diz a convocação.
Post no qual internautas criticam, nos comentários, o texto publicado pelo reitor
Nas redes sociais da faculdade, comentários mostram o descontentamento em relação ao texto divulgado pelo reitor.
Uma pessoa escreveu que a faculdade deixou claro que “não está ao lado de seus alunos, ex-alunos e professores”. Outra classificou de vergonhosa a manifestação do reitor.
Camila Guimarães, sobrinha-neta do reitor e aluna de pós-graduação em direção de arte, lamenta o cenário criado pela instituição. “É um desmonte que acontece na universidade há um tempo”, diz ela. “Um grupo de artistas fundou a Belas Artes na Pinacoteca. A gente já vem de um trabalho de militância esquerda muito profundo.”
Ela, que está ajudando a organizar a manifestação contra o reitor, afirma que “é assustador ver que uma instituição como a Belas Artes está veiculando esse tipo de informação”. “Me decepciona porque envolve o nome da minha família e do meu bisavô. Tenho plena consciência de que todos os professores são contra o desmonte da cultura e da arte que o governo Bolsonaro está promovendo.”
Este não foi o primeiro post em que Cardim elogia Bolsonaro. Depois do texto de segunda-feira, alunos descobriram outras publicações dele no site da faculdade em que elogia o presidente e diz que graças às decisões de Jair Bolsonaro o Brasil está superando a crise provocada “pelo vírus chinês”.
Um professor da faculdade, que prefere não ser identificado, disse à reportagem que posts semelhantes já eram encaminhados por e-mail aos docentes nos últimos meses. Neles, o reitor incentiva o voto em Jair Bolsonaro, com frases como “nossos amigos do nordeste são vítimas dos governos passados” e “vacine seu país contra a corrupção”.
A reportagem procurou a instituição e indagou se é comum o blog da universidade se manifestar politicamente e se a reitoria estava ciente do repúdio dos alunos ao post. A instituição, porém, se limitou a dizer que o Blog Direto da Reitoria, onde o texto do reitor foi publicado, tem mais de dez anos e, semanalmente, posta artigos referentes a educação, política e assuntos gerais que impactam a sociedade.
A nota diz ainda que a faculdade “é uma instituição que preza pela liberdade de opinião de todos —estudantes, acadêmicos, colaboradores, famílias—, sendo uma comunidade criativa e heterogênea, reconhecendo que cada ser humano tem um código genético único e valoroso, o que faz dela um exemplo de respeito ao próximo e convivência democrática desde 1925”.
Em seu site, o centro universitário aponta que sua missão é “produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas, sociais e tecnológicas”.
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carregando…
Carregando…
Brilho eterno: Tiffany cresce e planeja dobrar vendas no Brasil
Entenda o que é deep fake e saiba como se proteger
Seminário aponta caminhos para acelerar a transição energética
Cursos de direito devem romper com passado e ampliar aprendizado
Rastreamento pode reduzir mortes por câncer de pulmão
Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos
Abertura do mercado de energia vai modernizar setor no Brasil
A nova era no cuidado do câncer de pulmão
Chegada do 5G traz revolução para o dia a dia dos negócios
Tecnologia com inclusão e diversidade gera inovação
Podcast debate nova geração de testes genéticos na psiquiatria
Coleção especial celebra os 60 anos da Vivara
Avanço de pesquisas e mais investimentos em genômica revolucionam a medicina
Mastercard apoia inclusão digital de empreendedores das favelas
PARCERIA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, DE PONTA A PONTA
Ciência comprova eficácia e aponta novos caminhos para Cannabis medicinal
Na Móbile, projeto de vida começa cedo
Alunos trilham ensino médio de olho no superior
Prevenção ao suicídio exige engajamento de toda a sociedade
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Soluções de cibersegurança reforçam confiança do consumidor nas empresas
Tecnologia permite que pessoas recebam pela comercialização de seus dados
Consumidor já pode pagar suas contas com o rosto
Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Láurea vem acompanhada de criticas a ditador Aleksandr Lukachenko e a medidas autoritárias de Vladimir Putin
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Proporcionalmente, votações dos presidenciáveis no estado e no país foram quase idênticas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Candidatos acumularão mais de 22 minutos por dia durante três semanas
O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!