Relação entre Planalto e STF deve melhorar, diz Lewandowski – Poder360

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a relação entre o Judiciário e o Executivo deve melhorar na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o magistrado, é preciso existir “colaboração recíproca” entre os Poderes.
“Penso que a tendência é realmente voltar-se à harmonia entre os Poderes, porque os Poderes são independentes, mas também harmônicos”, declarou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada nesta 2ª feira (2.jan.2023). “Se eles não viverem em situação de harmonia, nós estamos em um contexto de inconstitucionalidade”, afirmou.
“Penso que a confraternização que se vê hoje entre senadores, deputados, ministros das cortes superiores e também do Executivo, futuros ministros de Estado, prenuncia esse relacionamento positivo, favorável”, disse o ministro.
Lewandowski avaliou que a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no rito de passagem da faixa presidencial a Lula não prejudicou a cerimônia de posse.
“Pelo contrário, eu achei que ele [Lula] recebeu –como ele disse– a faixa do povo brasileiro, foi muito simbólico”, afirmou. “Eu acho que, digamos assim, uma falha eventual do cerimonial acabou redundando numa oportunidade de trazer o povo brasileiro para a posse.”
Lewandowski completa 75 anos, data da aposentadoria compulsória do STF, em 11 de maio deste ano. Questionado se considera deixar a Corte antes da data, respondeu: “Quem sabe. De repente, sim. Vou cuidar dos meus netinhos e netas”.
O ministro afirmou que indicará algum nome para seu lugar caso seja interrogado por Lula. “Se eu eventualmente for consultado, eu direi ao presidente que o futuro ministro do STF deve ter, além dos requisitos constitucionais, caráter, coragem e firmeza”, declarou.
O ministro disse ainda que não houve convite para integrar o governo Lula e que pretende “voltar à advocacia” quando deixar o cargo no Supremo.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.