Retrospectiva 2022: Aston Martin tira leite de pedra e prepara terreno para Alonso – Grande Prêmio

0
51

A temporada 2022 certamente não será inesquecível para a Aston Martin. Em comparação com 2021, o time somou menos pontos. Também teve resultados menos relevantes, como quase todo time do pelotão intermediário após a chegada do novo regulamento, que acabou aumentando a disparidade entre o trio formado por Mercedes, Ferrari e Red Bull em comparação ao restante do grid.
Porém, se há algo de positivo a tirar do 2022 da Aston Martin, certamente é a capacidade de recuperação após um projeto que nasceu muito ruim e já dava indicações desde o início do ano que não caminhava para um campeonato promissor, e é com esta mentalidade que o time de Silverstone prepara terreno para a chegada de Fernando Alonso em 2023.
Além de um carro que já dava indicações péssimas, o início de temporada do time foi desfalcado. Infectado pela Covid-19, Sebastian Vettel não participou das duas primeiras corridas e acabou substituído por Nico Hülkenberg. Sem a presença do tetracampeão, o time lutou por muito pouco e passou zerado nas primeiras três corridas do ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O primeiro brilho dos pilotos foi no GP da Emília-Romanha. Vettel andou muito bem na pista molhada e conquistou o oitavo lugar, enquanto Lance Stroll salvou a décima posição. Seria apenas na base dos pilotos que o time conseguiria conquistar algo ao longo de 2022. Em Miami, o tetracampeão tinha pontos encaminhados, mas acabou acertado por Mick Schumacher e abandonou. Quem se beneficiou disso foi justamente Stroll, que conquistou 1 tento após largar do pit-lane.
No mesmo palco do único pódio conquistado na Fórmula 1, a Aston Martin viu o melhor resultado de 2022. Vettel teve uma excelente exibição em Baku, terminando na sexta posição, logo após ter salvo um pontinho após uma exibição acima da média em Mônaco. Na corrida de casa, no Canadá, Lance teve outra grande recuperação, saindo de 17º para 10º.
Em Silverstone, foi a vez de Vettel ter uma recuperação incrível ao sair de 18º para o 9º lugar. A dupla passou em branco na Áustria, mas viu Stroll salvar um tento em Paul Ricard. Eis que veio a sequência de acontecimentos mais importante da Aston Martin em 2022.
No dia 28 de julho, ás vésperas do GP da Hungria, Sebastian Vettel anunciou que se aposentaria do esporte ao término da temporada 2022. A primeira corrida pós-anúncio do tetracampeão foi positiva, conquistando mais um pontinho com o décimo lugar. A surpresa veio logo em sequência: na segunda-feira posterior ao que aconteceu em Hungaroring, o time anunciou a chegada do bicampeão mundial Fernando Alonso para 2023.
Sebastian continuou com as boas apresentações constantes após o anúncio, conseguindo somar pontos em cinco das nove corridas finais do ano. Os principais destaques do tetracampeão foram o sexto lugar na chuva em Suzuka, além de um oitavo lugar heroico em Austin após batalha com Kevin Magnussen na última volta.
Stroll, que teve menos constância e batalhou pouco a pouco por migalhas, teve o fim de semana dos sonhos com o sexto lugar em Singapura. Na ocasião, se deu bem com a estratégia do time e ainda viu uma prova caótica à sua frente. Também foi a prova em que o time mais somou pontos ao longo do ano, já que Vettel foi oitavo. Foram 10, ao total.
Apesar de muito esforço dos pilotos, a recuperação da Aston Martin foi insuficiente para ficar na sexta posição no Mundial de Construtores. Foram 55 pontos, empatados com a Alfa Romeo, mas perderam no critério de desempate pelo melhor resultado, já que a esquadra de Hinwil teve um quinto lugar com Valtteri Bottas em Ímola.

source

Leave a reply