Retrospectiva do São Paulo: os destaques, as decepções, a surpresa e o saldo de 2022 – 90min pt-BR

0
90

Finalista de duas competições na temporada, o São Paulo terminou o ano de 2022 sem títulos e sem a cobiçada vaga na Libertadores. A diretoria resolveu manter Rogério Ceni no comando técnico, renovando o contrato que ia até dezembro com antecedência, em julho, e estendeu o vínculo até o fim de 2023.
O grande nome do elenco é o artilheiro argentino Calleri, que anotou 27 gols e deu seis assistências. Além dele, outro atacante também correspondeu – Luciano. Ele inclusive herdou a camisa 10 que era de Nikão, negociado com o Cruzeiro.

Aliás, o ex-jogador do Athletico-PR chegou com status de estrela e conviveu com problemas na coxa e no tornozelo desde o primeiro semestre, sem conseguir engatar uma sequência de partidas. Ele ficou afastado por três períodos no ano, desfalcando o time por ao menos 139 dias e 28 jogos.
🇾🇪 Luciano terminou como o melhor jogador do São Paulo no Brasileirão pelo Índice Footstats:

◉ 31 jogos
◉ 11 gols
◉ 2 assistências
◉ 20 passes para finalizações
◉ 88% de precisão nos passes
◉ 32/68 finalizações no alvo
◉ 33 faltas sofridas

Com gol na despedida! pic.twitter.com/L5RuNWPUKu
Em relação aos reforços, o que mais encaixou no elenco foi o meio-campista Patrick, contratado junto ao Internacional, que conquistou a titularidade ao longo da temporada e se mostrou decisivo inclusive com gols em jogos importantes como em clássicos diante do Palmeiras e dois na semifinal da Copa Sul-Americana.
Patrick (30 anos) pelo São Paulo no @Brasileirao 2022:

⚔️31 jogos (24 titular)
⚽️5 gols
🅰️4 assistências
🔑31 passes decisivos
🛠️8 grandes chances criadas
👟18 chutes (8 no gol)
✅100% conversão de chances (4/4)
🆚64 desarmes (!)
🦾114 bolas recuperadas
💯Nota Sofascore 6.86

👀 pic.twitter.com/xNshRfJDin
E tem mais novidade sobre numeração para 2023. Cria da base, Rodrigo Nestor vai usar a camisa 11 que era de Luciano. O paulista de 22 anos que estreou no profissional em 2020 foi o líder em assistências (11) e anotou oito gols em 2022. Cobiçado por clubes europeus, ele tem contrato até dezembro de 2024, já foi procurado para renovar e ainda defendeu a Seleção Brasileira sub-17, atuando ao lado de nomes como Paulinho (Atlético-MG), Vinicius Jr (Real Madrid) e Yuri Alberto (Corinthians).
A post shared by São Paulo Futebol Clube (@saopaulofc)
Outros jogadores formados em Cotia também foram bem na temporada. O técnico Rogério Ceni optou por escalar um time alternativo nos primeiros jogos da Copa Sul-Americana e alguns atletas jovens foram bem, como o atacante Caio Matheus, autor do único gol na vitória por 1 a 0 sobre o Ayacucho, o zagueiro Luizão, já negociado com o West Ham ao final da temporada e o meio-campista Pablo Maia, sendo que os dois últimos foram promovidos neste ano.
A post shared by Luiz Gustavo (@luizaog02)
Houve um problema de planejamento em relação ao elenco evidenciado pela quantidade de goleiros que atuou no time principal. Criticado, Tiago Volpi voltou ao futebol mexicano e o reserva imediato Jandrei sofreu uma lesão nas costas em julho.

Emprestado ao Náutico, Lucas Perri estava com contrato perto do fim e foi comprado pelo Botafogo. A solução inicial foi caseira – o jovem Thiago Couto falhou quando foi acionado e além dele Ceni tinha apenas outros nomes Rokenedy e Young, ambos com 20 anos, à disposição.

A diretoria então trabalhou nos bastidores e acertou com Felipe Alves, que era reserva do Juventude – clube que foi rebaixado para a Série B mas tinha trabalhado com o treinador no Fortaleza. E tem mais: no fim da temporada o clube contratou o terceiro goleiro diferente em 2022 – Rafael, ex-Cruzeiro e Atlético-MG.
A post shared by Felipe Alves (@goleirofelipealvesoficial)
Em 2022 o Tricolor do Morumbi também contratou outros nomes que mal atuaram e inclusive já se despediram do clube, como nos casos do meio-campista Andrés Colorado, ex-Cortuluá, e do atacante Nahuel Bustos, do Talleres.
O primeiro jogo oficial do Tricolor do Morumbi em 2023 acontece no domingo (15), no Morumbi, contra o Ituano, pela rodada de abertura do Campeonato Paulista. O clube está no grupo B, o mesmo de Água Santa, Guarani e Mirassol.

Além do estadual, em 2023 a equipe disputa mais três competições – Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Até o presente momento, o Vasco da Gama acertou com cinco reforços para a temporada 2023: o centroavante Pedro Raúl, o zagueiro Léo Pelé, o volante Patrick de L
São Paulo quer convencer Arboleda a passar pelo processo de naturalização, e assim, abrir vaga de estrangeiro dentro do plantel; Tricolor já conta com seis gringos e mais dois estão por chegar.
Grêmio anuncia contratação de centroavante Luis Suárez, ex-Barcelona e Liverpool. Uruguaio assina por duas temporadas, até dezembro de 2024.
Valores oferecidos pelo Atlético-MG por Patrick ficam aquém daquilo que o São Paulo deseja, e negociação esfria; atleta é um pedido de Eduardo Coudet e, por isso, não se descarta que Galo aumente a proposta.
© 2022 Powered by Minute Media – Todos os direitos reservados

source

Leave a reply