Réveillon: tudo pronto para a chegada de 2023 em três regiões de … – Prefeitura de Vitória

0
43

Imprensa Todas as notícias
Publicada em 31/12/2022, às 07h00
Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Desde esta última sexta-feira (30), Vitória vive tempos de muita festa para aguardar a chegada de 2023. Após reunir uma multidão na noite de ontem, com as apresentações de Cristian Sullivan; Filipe Fantin e Carla Visi e Márcia Short, em Camburi, a noite de hoje e a madrugada de amanhã prometem agitar o público. 
Além de Camburi, a virada de ano terá shows e queima de fogos em outros dois pontos: Prainha de Santo Antônio e e Ilha das Caieiras. A programação musical foi elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Em Camburi, é grande a expectativa para a apresentação da banda baiana Olodum, principal atração da noite e responsável por dar as boas-vindas a 2023. O grupo se apresenta a partir das 23 horas. Montado na orla de Camburi, na altura da Avenida Adalberto Simão Nader, o palco ainda recebe os cantores Neno Bahia, Léo Lima e a Escola de Samba Novo Império.
Neno Bahia
O axé de Neno Bahia abre a festa de Réveillon neste sábado, às 19 horas.
O artista começou na música ainda criança, influenciado pela sua família de músicos, do avô ao pai, que tocava na banda da Polícia Militar.
Aos 15 anos, tocava percussão profissionalmente nas bandas Akauã, de Conceição da Barra, e Ynaé, de Linhares. Ex- vocalista da banda Obatalá, já cantou nos maiores eventos do Estado, como Vital, Piumica, Micarense, Festival de Música de Alegre, dentre outros.
Léo Lima
Segundo show da noite, Léo Lima sobe ao palco de Camburi às 21 horas. Ao som de muito sertanejo, o cantor, que é de Fundão, promete fazer o público dançar muito. Suas músicas, embaladas por uma “provocação”, vão do romântico à batida mais agitada.
Olodum
Grande novidade do Réveillon de Vitória, a banda Olodum, nascida em 1979, no Pelourinho, centro histórico de Salvador, embala a multidão a partir das 23 horas, com a tarefa da contagem regressiva para 2023.
O grupo se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afrobrasileira pelo mundo. Considerado como um movimento musical que foi o divisor de águas da música baiana nos anos 80, o Olodum perpassa gerações. Música das ruas, do Carnaval, da cultura de paz, do amor e da luta contra o racismo.
Depois de dois anos fazendo música em meio virtual, a banda está pronta para a retomada de shows e apresenta uma nova performance na turnê “Olodum Bahia Viva”.
Entre os grandes sucessos que consagraram o grupo, estarão no repertório: “Faraó”, “Avisa lá”, “Vem Meu Amor”, além de uma releitura de “A Ver Navios”, que carrega, mais uma vez, as marcas do grupo ao cantar as profundas mudanças sociais, ambientais e civilizatórias do País.
Novo Império
Já com o pé direito em 2023, quem encerra a festa na orla de Camburi, a partir da 1 hora, é a campeã do Carnaval Capixaba em 2022, a Escola de Samba Novo Império.
Fundada em 1956, a agremiação encantou o público e os jurados ao apresentar, no Sambão do Povo este ano, o enredo “Santo Antônio, Olhai por Nós!”, celebrando a religiosidade em torno do santo casamenteiro e padroeiro de Vitória.
 
Sábado (31) – Prainha de Santo Antônio
A Grande Santo Antônio ganhou um palco especial para esta noite de Réveillon e recebe estas atrações, a partir das 20 horas:
Feijão Balanço
Unindo diferentes talentos com musicalidades distintas, a banda une “temperos” para balançar o mercado musical capixaba.
Feijão Balanço é um projeto de conjunção musical em que a essência é brindar o público com um espetáculo diferente a cada apresentação. A mistura de ritmos percorre o samba, a MPB e músicas autorais.
Reder Matos
Às 22 horas, quem sobe ao palco da Prainha é o cantor e compositor Reder Matos. Com 20 anos de carreira, o músico, que já integrou a banda capixaba Trio Chapahalls, promete animar o público com muito forró e sertanejo.
Além do Trio Chapahalls, o cantor também participou de outras bandas e entrou para o cenário do forró com a banda “Chapéu de palha”.
A carreira solo começou há 10 anos, com o lançamento do seu primeiro CD, “Resenha Sertaneja”. Atualmente, Reder se destaca no mercado sertanejo dividindo palco e abrindo shows de grandes estrelas do cenário nacional, como Michel Teló, João Neto e Frederico, Cesar Menotti e Fabiano, Munhoz e Mariano, Israel Novaes, João Bosco e Vinícius, Zé Ricardo e Tiago, entre outros.
Leonardo Valentim
Nascido em Linhares, o cantor Leonardo Valentim divide com Reder a contagem regressiva na Prainha e segue com muito sertanejo a partir da meia-noite.
Assim como Reder, Valentim já participou, entre outras bandas, como músico da banda capixaba Trio Chapahalls. Há 10 anos, segue carreira solo, tocando em bares, boates, festas particulares e eventos em geral.
 
Sábado (31) – Ilha das Caieiras
Tradicional polo gastronômico e turístico do Espírito Santo, a Ilha das Caieiras também contará com uma programação musical especial no palco montado próximo ao Museu do Pescador. Entre as atrações, estão as bandas Praktum, Cheiro da Cor e LeqSamba.
Praktum
A banda capixaba Praktum abre a programação a partir das 20 horas. De “cara nova”, o grupo traz o cantor Rafael Reis como novo vocalista.
A Praktum foi a sensação dos carnavais dos anos 80 e 90, em Conceição da Barra, nos verões do bloco “Para-Rai do Bêbo” e das micaretas de norte a sul do Estado.
O grupo, referência no ritmo axé retrô, revive os melhores momentos da música baiana com grandes sucessos de Margareth Menezes, Daniela Mercury, Olodum e Chiclete com Banana.
A banda também agita festas com novos hits do axé, funk e arrocha. Seu repertório conta com músicas de bandas como Harmonia do Samba, Parangolé, Léo Santana, entre outros. Promete!
 
Cheiro da Cor
Segunda atração da noite, a Cheiro da Cor chega às 22 horas com muito axé e também com composições próprias.
Com 23 anos de estrada, o grupo promete entregar muita animação também em outros ritmos como o sertanejo.
LeqSamba
O ano de 2023 chega ao som de samba na Ilha das Caieiras com o grupo LeqSamba, que sobe ao palco para a contagem regressiva.
A apresentação, criada especialmente para contar um pouco da trajetória desse ritmo tão popular ao longo dos anos, trará grandes sucessos de artistas e músicos consagrados.
O repertório conta com nomes de cantores e grupos que foram pioneiros no mundo do samba, como Péricles, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, passando por Thiaguinho, Belo, Sorriso Maroto, Pixote, Tiee, Pique Novo, Nosso Sentimento, Revelação, entre outros.
Confira a programação na íntegra:
Orla de Camburi
19h – Neno Bahia
21h – Léo Lima
23h – Olodum
01h – Escola de Samba Novo Império
 
Prainha de Santo Antônio
20h – Feijão Balanço
22h – Reder Matos
00h – Leonardo Valentim
 
Ilha das Caieiras
20h – Banda Prakatum
22h – Cheiro da Cor
00h – LeqSamba
 
Praia de Camburi: Serão duas balsas grandes e três balsas menores.
Localização: estarão atracadas na direção da Adalberto Simão Nader.
Show pirotécnico com duração de 20 minutos.
Jardim Camburi: Serão uma balsa grande e duas balsas menores.
Localização: estarão atracadas na direção do Parque da Vale.
Show pirotécnico com duração de 20 minutos.
Santo Antônio: Será uma balsa média.
Localização: estará atracada na direção da Rodovia Serafim Derenzi.
Show pirotécnico com duração de 08 minutos.
Ilha das Caieiras: Será uma balsa média.
Localização: estará atracada na direção da Praça Dom João Batista.
Show pirotécnico com duração de 08 minutos.
Versão clássica

source

Leave a reply