RJ: Cobiçado por Bolsonaro, prefeito aliado a campeões de voto escolhe Lula – UOL Confere

0
28

Do UOL, no Rio*
10/10/2022 17h34
O prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (União), oficializou nesta segunda (10) seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. Waguinho é visto pelas campanhas do petista e de Jair Bolsonaro (PL) como um trunfo para garantir votos na Baixada Fluminense, e ele foi alvo de ofensiva dupla na semana passada.
Em sua declaração de voto, Waguinho afirmou que votará em Lula “por sua história de luta pela democracia e inclusão social, pois acredito ser este o caminho mais apropriado, neste momento, para o nosso país”. Contudo, o prefeito não deixou de cortejar a família Bolsonaro, a quem declarou respeito, e Cláudio Castro (PL), que afirmou ser aliado.

Waguinho é visto como um apoio estratégico devido ao seu alto capital político. No pleito deste ano, os deputados federal e estadual mais votados do Rio de Janeiro foram sua esposa, Daniela (União), e Márcio Canella (União), seu principal aliado político. Belford Roxo foi o lugar em que ambos mais acumularam votos.
Na quarta-feira, a direção nacional do União Brasil liberou os filiados para escolherem quem apoiar no segundo turno. Hoje, Waguinho — presidente estadual da sigla — reforçou que filiados no estado do Rio também podem manifestar apoio a quem quiserem.
Para decidir quem levaria a disputa, Waguinho se encontrou com os dois presidenciáveis na quinta-feira (6). Com Lula — momento em que tirou a foto que ilustra esta reportagem — entendeu que a proposta é “fortalecer a democracia, o Estado democrático, a segurança jurídica, aumentar a empregabilidade no país e voltar a fazer do Rio o que o Rio era com ele. Essa proposta é muito boa porque quem é da Baixada quer fortalecer a Baixada”, relatou à imprensa.
Após encontrar o petista, foi a uma reunião com Bolsonaro e Flávio e ouviu sobre o fortalecimento de deputados “de forma mais especial, de abrir mais portas e acolher os que chegaram agora no parlamento”, disse.
No encontro com Lula esteve presente o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ), que é um dos organizadores da campanha de Lula no Rio de Janeiro para a campanha de segundo turno. Ceciliano é presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e foi prefeito de Paracambi, município da região metropolitana próximo à Baixada Fluminense.
Além de declarar o apoio e o voto, Waguinho fez seu primeiro movimento de aproximação com a campanha de Lula: convocou eleitores e partidários para um comício amanhã (11), em Belford Roxo. A expectativa da campanha petista é que Waguinho consiga diminuir ou até reverter a vantagem de Bolsonaro na região da Baixada Fluminense, onde Lula não ganhou em nenhuma cidade.
Com informações da Agência Estado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply