Rosa Weber convoca sessão virtual permanente do STF até o fim … – Consultor Jurídico
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, determinou a convocação de uma sessão virtual extraordinária, que ficará aberta de forma permanente durante o recesso da Corte, das 18 horas desta segunda-feira (9/1) até 23h59 de 31 de janeiro.
A medida permitirá julgamentos colegiados que se façam necessários durante o período. Por enquanto, não há processos pautados na sessão.
A determinação de Rosa Weber vem após os atos terroristas promovidos neste domingo (8/1) em Brasília. Um grupo de manifestantes bolsonaristas invadiu o prédio do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto e promoveu um quebra-quebra nos locais.
O plenário do STF foi destruído pelos terroristas, que não se conformam com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022 e pedem um golpe militar no Brasil.
Depois da invasão ao Congresso, os manifestantes avançaram para a Praça dos Três Poderes, onde houve confronto. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes terroristas, que revidaram com rojões.
O presidente Lula (PT) decretou intervenção na segurança pública do Distrito Federal por causa dos atos não reprimidos em Brasília. O decreto foi lido por ele em um pronunciamento em que condenou a atuação dos vândalos.
Na madrugada desta segunda, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 24 horas para a polícia desocupar os acampamentos. Ele também afastou o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por causa da falta de repressão aos manifestantes.
Revista Consultor Jurídico, 9 de janeiro de 2023, 19h01
1 comentário
Carlos Costa Filho (Advogado Autônomo – Criminal)
14 de janeiro de 2023, 10h23
A missivista faz comentários sobre atos terroristas e os atribui a bolsonaristas, quando na realidade ainda houve o devido processo legal. Certamente não é uma Advogada.
Comentários encerrados em 17/01/2023.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.
Renan Calheiros pede que STF ordene retorno de Bolsonaro ao Brasil
Adel el Tasse: Democracia afirmativa: uma nova necessidade
Diego Nunes: Um evidente caso de insurreição em Brasília
Em ato, reitor da USP diz que não haverá anistia a bolsonaristas