RÚSSIA RETIRA RESTRIÇÕES DE IMPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA BRASILEIRA.
A Rússia anunciou nesta sexta-feira (7) o fim das restrições às importações de carne bovina brasileira em função de um caso isolado e atípico da doença “mal da vaca louca” ocorrido em Marabá (PA), informou o governo federal em comunicado.
Segundo o comunicado, a Rússia se juntou às Filipinas, que retirou as sanções em 28 de março de 2023. Até 23 de março de 2023, 6 países ainda mantinham as restrições à carne brasileira. Eram eles: Bahrein, Cazaquistão, Catar, Irã, Rússia e Tailândia.
O governo explicou que, diferentemente da forma clássica da enfermidade —chamada Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)—, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).
Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de US$165 milhões, o equivalente a 24.000 toneladas do produto. As Filipinas são o 6º destino das exportações de carne bovina do Brasil, somando US$275 milhões de dólares em 2022 (61.000 toneladas).
FONTE: bahiaba.