Saiba quais líderes estrangeiros apoiam Lula ou Bolsonaro na eleição brasileira – UOL

0
90

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
A menos de quatro dias para o segundo turno das eleições no Brasil, os dois candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), vêm recebendo declarações de apoio de líderes políticos internacionais e chefes de Estado.
O atual presidente, por exemplo, conta com a aprovação de expoentes da ultradireita populista, alguns deles já declarados no primeiro turno. O ex-ocupante do cargo, por sua vez, pavimenta relações com líderes de centro e esquerda e tem um espectro de alianças potenciais maior que o do adversário.

O mundo assiste com atenção ao desenrolar do pleito. Antes do primeiro turno, entidades e instituições políticas de diferentes partes manifestaram temor com a possibilidade de alguma ruptura democrática no país depois da decretação do resultado.
Em setembro, 51 membros do Parlamento Europeu entregaram uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e ao chefe da política externa do bloco, Josep Borrell, pedindo que a União Europeia monitorasse o pleito e apoiasse as instituições do país. Senadores americanos também fizeram uma moção pedindo a revisão de relações entre Brasil e EUA em caso de uma tentativa de golpe.
Veja líderes políticos que já se posicionaram e declararam apoio aos candidatos.
Pedro Sánchez, premiê da Espanha e líder do Partido Socialista Operário Espanhol, anunciou nesta quarta-feira (26) seu apoio ao petista. ” No próximo 30 de outubro, o Brasil elege seu futuro e quero enviar todo o meu apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva nesse pleito decisivo para uma terra tão ligada à Espanha”, disse, em vídeo publicado nas redes sociais.
O anúncio se seguiu ao do primeiro-ministro português, António Costa, que também postou um vídeo na internet com sua preferência pessoal. “O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, como combater a desigualdade, a luta pela saúde, para enfrentarmos as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva.”
Ainda no primeiro turno, François Hollande, ex-presidente da França, e o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero, junto de uma série de ex-dirigentes europeus, divulgaram manifesto em apoio ao petista. “Quando a democracia está em perigo, é preciso juntar os divergentes para vencer os antagônicos. É por isso que nós, ex-chefes de Estado e de governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República”, dizia o documento.
Outros apoios vieram na forma de parabéns pela liderança do ex-presidente na primeira rodada da eleição. Alberto Fernández, presidente da Argentina, felicitou Lula em seu Twitter, chamando-o de querido e publicando uma foto de um encontro dos dois.

O colombiano Gustavo Petro disse à Folha antes de tomar posse que torcia para a vitória de Lula. No pleito na Colômbia, o petista já indicara, em junho, preferir Petro, que derrotou o populista Rodolfo Hernández com estreita margem.

Gabriel Boric, presidente do Chile, disse em março desejar “muito sucesso a Lula”. Também já externou seu desejo de que o ex-presidente tenha um “ótimo resultado nas eleições deste ano” e destacou pensar “totalmente diferente” de Bolsonaro.
Luis Arce, presidente da Bolívia, foi outro que deu os parabéns a Lula após o primeiro turno e postou, em seu Twitter, uma imagem abraçado com o ex-presidente.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria e um dos principais líderes da ultradireita populista global, declarou apoio ao candidato na primeira rodada das eleições. “Tenho servido meu país na Europa por mais de 30 anos, já encontrei muitos líderes, mas poucos tão excepcionais quanto Bolsonaro”, afirmou Orbán.
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, havia manifestado seu apoio no começo de setembro. “O presidente Jair Bolsonaro ama o Brasil acima de todas as coisas. Ele é um homem maravilhoso e tem meu apoio total e completo”, escreveu na ocasião.
Donald Trump Jr., filho do republicano, é outro apoiador já conhecido. Ele afirmou que Bolsonaro “é um grande amigo dos EUA e a única pessoa que pode parar a disseminação do socialismo e comunismo na América do Sul”.
Javier Milei, deputado da Argentina e principal expoente da direita libertária do país vizinho, manifestou o endosso na véspera do primeiro turno. “O Brasil põe em jogo sua liberdade. É por isso que apoio fortemente Jair Bolsonaro contra a esquerda radical.”
Na Europa, André Ventura, deputado de Portugal e líder do partido de ultradireita Chega, também marcou posição pouco antes do pleito. “Aqui em Portugal nós não temos dúvida. Jair Bolsonaro é o presidente que os brasileiros precisam, é a escolha certa neste momento”, disse.
Santiago Abascal, deputado e líder do ultradireitista espanhol Vox, falou em rebater uma suposta ameaça comunista. “[Bolsonaro] é a alternativa dos patriotas, dos que querem nações prósperas, livres e soberanas frente ao comunismo e ao globalismo.”
Binyamin Netanyahu, ex-premiê de Israel, também publicou vídeo em apoio a Bolsonaro, que compartilhou o conteúdo em suas redes.
José Antonio Kast, que perdeu a disputa pela presidência do seu país para Boric, foi outro direitista da América do Sul a se aliar com Bolsonaro ainda no primeiro turno. “[O Brasil tem tido] anos de maior progresso e segurança. Do Chile, desejamos todo o êxito para o presidente Jair Bolsonaro para que derrote mais uma vez a esquerda radical.”
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Semanalmente, os principais fatos do globo, explicados de forma leve e interessante
Carregando…
Semanalmente, os principais fatos do globo, explicados de forma leve e interessante
Carregando…
Mastercard apoia inclusão digital de empreendedores das favelas
Mackenzie é uma das universidades privadas mais reconhecidas pelas empresas
Lalamove oferece soluções seguras e econômicas para entrega rápida e descomplicada
DNA ajuda a identificar tratamento mais eficaz contra o câncer de mama
CIDADE DE SÃO PAULO AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE
Brasil pode ser protagonista da alimentação do futuro
Cidadania global: formação para além do bilinguismo
Brilho eterno: Tiffany cresce e planeja dobrar vendas no Brasil
Entenda o que é deep fake e saiba como se proteger
Rastreamento pode reduzir mortes por câncer de pulmão
Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos
Abertura do mercado de energia vai modernizar setor no Brasil
Chegada do 5G traz revolução para o dia a dia dos negócios
Tecnologia com inclusão e diversidade gera inovação
Prevenção ao suicídio exige engajamento de toda a sociedade
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Tecnologia permite que pessoas recebam pela comercialização de seus dados
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Maior parte dos conteúdos vetados é contra petista; presidente obtém decisões para barrar falas sobre 'canibalismo' e venezuelanas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Às vésperas do segundo turno das eleições, discussões resultam em clima estranho, exclusão de participantes e conversa paralela
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aliado do presidente reagiu a uma ordem de prisão e atirou em dois policiais federais

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Leave a reply