Saiba quem são os ministros escolhidos por Lula – JOTA

0
62

Perfis
Haddad, na Fazenda, e Flávio Dino, na Justiça, estavam entre os primeiros nomes que foram anunciados
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva começou a anunciar os nomes para os ministérios no dia 9 de dezembro. Os primeiros confirmados foram o ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (Fazenda); o governador da Bahia Rui Costa (Casa Civil); o ex-governador e senador eleito Flávio Dino (Justiça); o ex-ministro José Múcio Monteiro (Defesa); e o diplomata Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Lula começou a anunciar os nomes dos ministros ainda antes da cerimônia de diplomação, ocorrida no último dia 12, na qual fez uma forte defesa da democracia e criticou a gestão de Jair Bolsonaro, sem, no entanto, citá-lo diretamente.
Os ministros anunciados por Lula tomam posse também no dia 1º de janeiro, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento ocorre depois que o próprio Lula for empossado no Congresso Nacional.
Fernando Haddad (Fazenda) – Ex-prefeito de São Paulo, tem fama de pragmático e é admirador de Galbraith. É visto como alguém que coloca a lealdade ao chefe acima dos seus projetos pessoais. Veja o perfil completo de Haddad. 
Rui Costa (Casa Civil) – Filiado ao PT e economista formado pela Universidade Federal da Bahia, é governador da Bahia, eleito em 2014 e reeleito em 2018.  Começou a trajetória política no movimento sindical ainda na década de 1980. Foi vereador de 2000 a 2007. Também foi eleito deputado federal em 2010, mas licenciou-se para assumir o cargo de Secretário da Casa Civil da Bahia, a partir de 5 de janeiro de 2012. É próximo de Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, e foi como secretário do amigo que ganhou maior notoriedade. Veja o perfil completo de Rui Costa. 
Flávio Dino (Justiça) – Ex-governador do Maranhão e senador eleito no pleito deste ano, era um dos coordenadores do grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública. Defendeu a revogação de decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizaram o acesso a armas e também uma atuação mais restrita da Polícia Rodoviária Federal. Na entrevista em que anunciou Dino, Lula disse que o indicado tem a missão de consertar o funcionamento da Pasta da Justiça, numa referência ao que ocorreu durante a gestão no governo Bolsonaro. Veja o perfil de Flávio Dino.
José Múcio Monteiro (Defesa) – Tem uma extensa carreira na vida pública. Foi deputado federal por quase duas décadas, integrou a equipe do segundo governo de Lula e presidiu o Tribunal de Contas da União (TCU). Era um dos principais cotados para a Defesa em razão de seu perfil articulador e do bom trânsito nas Forças Armadas. Veja o perfil de José Múcio Monteiro.
Mauro Vieira (Relações Exteriores) – Um dos mais experientes diplomatas em atuação, com mais de 40 anos de carreira na área, foi chanceler no governo de Dilma Rousseff, de 2015 a 2016. Depois, foi representante do Brasil do Brasil junto às Nações Unidas. Antes foi embaixador nos Estados Unidos (2010 – 2015) e na Argentina (2004 – 2010). É um dos diplomatas mais próximos do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, conselheiro de Lula para assuntos internacionais. Veja o perfil de Mauro Vieira.
Margareth Menezes (Cultura) – Já fazia parte da equipe de transição da cultura do governo Lula. A cantora nasceu em Boa Viagem, região de Salvador, em 13 de outubro de 1962. Filha de uma costureira e de um motorista, é a mais velha de cinco irmãos. Conquistou dois troféus Caymmi, quatro troféus Dodô e Osmar e foi indicada ao Grammy Awards e ao Grammy Latino. Veja o perfil de Margareth Menezes. 
Redação JOTA – Brasília
Compartilhe
Tags
Transição de governo
Em entrevista coletiva, futuro ministro da Fazenda falou em compatibilizar responsabilidade fiscal com a social
| Tributário
cadeira vaga
A saída abre uma vaga na 5ª Turma e na 3ª Seção da Corte, voltadas a julgar casos de Direito Penal
| Justiça
CAE
Texto não precisa passar pelo plenário e segue diretamente para a Câmara
, | Legislativo
Transição
Presidente eleito também criticou Bolsonaro: ‘Ele segue rito que todo fascista segue no mundo’
| Mercado
Meio Ambiente
Organizações empresariais defendem que posição pode abrir brechas para fim da renovação automática de licenciamento
| Do Supremo
Em discurso
Ex-senador foi um dos responsáveis pela elaboração do programa de governo do petista e coordenou a equipe de transição
| Eleições 2022

source

Leave a reply