Sainz lidera teste coletivo da F1 em Abu Dhabi. Drugovich é 15º – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio
A temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1 terminou no último fim de semana, mas ainda havia um outro dia de pista para fechar de vez o ano. Nesta terça-feira (22), no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, oito horas de testes coletivos encerraram de vez as atividades. Agora, só em 2023. E o fim chegou vestido de vermelho: Carlos Sainz foi o mais rápido.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na realidade, as três primeiras colocações do treino foram posicionadas por pilotos que defenderam a Ferrari: Sainz fez 1min25s245 e foi 0s707 mais veloz que Charles Leclerc.
Robert Shwartzman, reserva da equipe italiana, também assumiu o carro e ficou com a terceira colocação. O russo, que está correndo sob a bandeira israelense desde o começo da guerra na Ucrânia foi somente 13 milésimos mais lento que Leclerc.
Na contagem geral de voltas, foi Shwartzman quem mais esteve na pista ao longo do dia: 116 voltas contra 65 de Sainz e 56 de Charles. O motivo é que Shwartzman esteve o dia inteiro na pista, enquanto Sainz e Leclerc dividiram os turnos: o espanhol guiou na parte da manhã, enquanto o monegasco ficou com a tarde.
O motivo disso é que os testes de Abu Dhabi contam também com o Teste de Jovens Pilotos, que faz com que as equipes deem um carro para algum piloto que não foi titular naquela agremiação ao longo da temporada. Em todas as equipes, um carro serviu para os pilotos ‘jovens’, enquanto o outro foi para testar os pneus da Pirelli.
O dia contou com três bandeiras vermelhas, todas elas no turno da manhã. Uma foi causada por sujeira na pista, enquanto as outras foram problemas que fizeram com que Oscar Piastri, na McLaren, e Nico Hülkenberg, na Haas, parassem na pista por instantes. O turno da tarde não contou com grandes problemas.
Foi um dia de estreias. Piastri e Hülkenberg entre elas, mas Pierre Gasly esteve no cockpit da Alpine, Nyck de Vries defendeu a AlphaTauri, ao passo que Fernando Alonso esteve na Aston Martin. Logan Sargeant, anunciado na segunda-feira como piloto da Williams para 2023, também esteve na pista.
Gasly foi o mais veloz tirando os pilotos da Ferrari, enquanto Max Verstappen foi quinto colocado. Alex Albon, Sargeant, De Vries, Lance Stroll e Liam Lawson fecharam o top-10. Os brasileiros afiliados a times da Fórmula 1 também deram o ar da graça: Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi, com Aston Martin e Haas, foram, respectivamente, 15º e 21º colocados dos 24 que participaram.
Uma boa parte dos pilotos passou tempo o suficiente para cruzar a marca de 100 voltas no dia, mas quem mais andou foi De Vries, responsável por 151 voltas. O companheiro de 20203, Yuki Tsunoda, deu 135 e ficou em segundo. Com 130, Gasly foi o terceiro. Além deles, também passaram das 100 voltas Shwartzman, Albon, Lawson, Jack Doohan, Piastri, Drugovich, Valtteri Bottas, Lando Norris, Hülkenberg, Frederik Vesti e Théo Pourchaire.
A Fórmula 1 agora tira férias. Até 2023.
F1 2022, Abu Dhabi, Testes Coletivos: