SALVADOR SE CONSOLIDA COMO UM DOS MELHORES DESTINOS DO BRASIL.

0
360

Depois de começar 2023 como o 4° destino mais procurado do país, de acordo com o buscador Kayak, Salvador se consolida como um dos melhores destinos no Brasil. A capital, inclusive, concorre na categoria ‘cidade desejável’ ao Reader Travel Awards 2023, premiação de turismo e viagens da Wanderlust, revista tradicional do Reino Unido que é voltada para o setor turístico.

Em território brasileiro, só o Rio de Janeiro acompanha Salvador na disputa que envolve cidades de todo planeta. A participação da metrópole baiana ocorre justamente após um semestre de guinada no receptivo de turistas internacionais. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a capital recebeu 655 voos e 137.022 turistas vindos de outros países.
O número representa um aumento de 83,5% na chegada turistas internacionais em relação ao que se viu no mesmo período – primeiro semestre – de 2022, quando vieram 74.668. Nos voos, o avanço foi de 64,5%, já que, nos primeiros seis meses do ano passado, 399 aeronaves de fora aterrissaram por aqui. A reportagem procurou o Ministério do Turismo para ter acesso a dados de todas as capitais em relação ao fluxo estrangeiro, mas não teve retorno sobre os dados.
Em contato direto com as cidades, apenas São Paulo retornou com informações gerais, sem detalhar os números sobre o receptivo estrangeiro. Sobre o fluxo internacional em Salvador e a indicação ao prêmio da Wanderlust, Gegê Magalhães, diretor de turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), entende que é uma resposta a diversidade de atrativos que a cidade reúne.
“Essa indicação internacional mostra que o trabalho de divulgação do destino Salvador está sendo muito bem feito. Deixa nítido que a cidade é desejável em vários aspectos, seja na música, cultura, gastronomia, natureza, religião e tantos outros aspectos”, diz.
A lista das 12 melhores atrações soteropolitanas, segundo o TripAdvisor, site de viagens que compila avaliações e dicas de turistas, sai de paraísos arquitetônicos, passa por belezas naturais e museus.
As principais indicações de destinos da cidade no site são: Pelourinho, Igreja e Convento de São Francisco, Ilha dos Frades, Farol da Barra, Casa do Rio Vermelho, Praia do Porto da Barra, MAM, Praia do Flamengo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Salvador Shopping.
Há ainda destinos marcantes que não aparecem entre os dez como o Elevador Lacerda, a Igreja do Bonfim, a orla de Itapuã, a Arena Fonte Nova e outros.
Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), justifica o sucesso, afirmando que há um trabalho contínuo para que a cidade tenha um calendário anual de eventos vasto e diversificado, não só no primeiro como no segundo semestre.
“Para a segunda metade do ano, já temos marcadas WSL de Surf, a Flipelô, feiral literária das mais importantes do Brasil. Temos Maratona Salvador 2023, que atualmente é uma competição de extrema importância para o turismo esportivo da cidade, assim como a Travessia Itaparica – Salvador, a mais relevante de águas abertas do Brasil”, fala ele.
Edington diz ainda que o calendário vai contar ainda com Triatlhon Oficial da Cidade (TriOn), eventos náuticos, Festival da Primavera, além do “Mundo Negro”, momento em que toda Salvador receberá uma série de eventos destinados ao afroturismo.

Leave a reply