Santa Cruz inicia nova fase no futebol de base e busca revelar talentos – GAZ
Não tem uma conta? Assinar Gazeta
Leia a Gazeta Digital
Projeto visa fortalecer o trabalho desenvolvido em conjunto com a ONG Centro Esportivo
Foto: João Cleber Caramez
Serginho e Sidney trabalham por uma reorganização na base do Galo
O Futebol Clube Santa Cruz iniciou um processo de reorganização das categorias de base. O clube pretende retomar um trabalho iniciado em 2017, quando jovens conseguiram se destacar e chegaram a ser aproveitados no grupo principal ou em outras equipes. O projeto ainda aspira uma reaproximação com clubes de ponta do cenário nacional para a transferência de talentos, o que pode render benefícios financeiros.
LEIA MAIS: Daniel Franco é o novo técnico do Santa Cruz
Nos últimos anos, a gerência dos trabalhos havia ficado sob responsabilidade da ONG Centro Esportivo Santa Cruz. A principal novidade da iniciativa atual será o protagonismo do departamento de futebol no trabalho da base. “A ONG é um braço do FC Santa Cruz na captação de recursos. Nas atividades relacionadas ao futebol, o clube volta a ser responsável pela prospecção e formação de atletas”, destaca o vice-presidente da ONG e gerente de futebol do FC Santa Cruz, Sérgio Luis Lima Vieira.
LEIA MAIS: Miguel Schuck inicia novo mandato à frente do Santa Cruz
O novo projeto terá um planejamento para a fase de recreação na escolinha, entre 5 e 13 anos, e também para a faixa etária seguinte, dos 14 aos 17 anos, com caráter competitivo, para a disputa de competições em nível juvenil. Os garotos que vinham fazendo parte do Centro Esportivo Santa Cruz continuam integrados aos treinamentos e peneirões devem ser realizados para ampliar o número de atletas.
LEIA MAIS: Santa Cruz já conta com 13 jogadores vinculados para 2023
A temporada deve ser iniciada em fevereiro. Em 2022, o Centro Esportivo Santa Cruz obteve destaque em algumas competições, como Estadual, Copa dos Vales, Copa Gaúcha e Copa Agudo. “Vamos trabalhar com um grupo enxuto de profissionais, mas de forma organizada. Estamos retomando o contato com parceiros antigos e agregando pessoas com novas ideias”, salienta Vieira.
LEIA MAIS: Santa Cruz é campeão na primeira edição da Copa Agudo
Conforme o presidente da ONG, Sidney Oliveira Lopes, o projeto para reformulação da base do FC Santa Cruz já está encaminhado para captação de recursos no Comdica, no Pró-Esporte RS e na Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. “A ONG está no guarda-chuva do FC Santa Cruz e colabora no processo de captação de recursos que o clube profissional não pode fazer. Estamos projetando uma categoria de base competitiva, gerando oportunidade de formação para jovens atletas, dentro e fora dos gramados”, enfatiza Lopes.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTE
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!
Veja mais de Esportes
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.