São Paulo atinge requisitos para suspender a vacinação contra aftosa – Canal Rural

0
59

TV ao vivo
Notícias
Tempo
Cotações
Lance Rural
Blogs
Canal Do Criador
O Brasil não registra nenhum caso de febre aftosa desde 2006 e o estado de São Paulo desde 1996
Publicado em 23/11/2022 ÀS 17h50 Por Canal Rural – Atualizado em 23/11/2022 ÀS 20h25
O estado de São Paulo poderá ficar livre da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa, conforme nota publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (23).
O estado obteve avanços no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) que são necessários para a retirada da vacinação.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) fez esforços conjuntos e apoiou as ações da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento junto ao Mapa.
“A Faesp atuou intensamente, fez reuniões de trabalho, propostas e gestões para que finalmente os aprimoramentos do estado fossem reconhecidos. É uma grande conquista para a pecuária paulista”, afirma o presidente da Faesp, Fábio de Salles Meirelles.
A análise das condições do Estado ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) paulista.
São Paulo conseguiu avançar a nota em sete itens do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais (Quali SV) avaliados no PNEFA.
“A pecuária de São Paulo tem evoluído e o serviço veterinário oficial tem de acompanhar esse processo. A CDA mostrou, com o nosso apoio, o quanto está tomando precauções para combater a doença”, ressalta Fábio de Salles Meirelles.
O presidente da FAESP citou ainda algumas ações da entidade que contribuíram para a concretização do resultado obtido, destacando: a promoção das campanhas de vacinação; a realização de Fóruns de Sanidade Estadual; ciclo de palestras sobre a doença; assinatura de protocolo com a SAA-SP para capacitação de instrutores do SENAR-SP sobre doenças de notificação obrigatória; participação e gestão das equipes gestoras do PNEFA; além dos esforços para o reerguimento do Fundo Privado Estadual, o FUNDEPEC – Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo, em ação que contou com apoio da Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Para evoluir no status de “livre de febre aftosa com vacinação” para “livre de febre aftosa sem vacinação”, o MAPA elaborou o Plano Estratégico do PNEFA, que dividiu o país em blocos compostos por Estados com características semelhantes de trânsito e comércio de animais. A retirada da vacinação está prevista para ocorrer em blocos.
São Paulo faz parte do bloco 4, junto com Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins. O bloco se encontra em processo de substituição da vacinação por outras medidas de vigilância contra a doença.
Conforme programado previamente, o Estado seguirá vacinando os animais em 2023 e aguarda a próxima janela de avaliação do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA.
O Brasil não registra nenhum caso de febre aftosa desde 2006 e o estado de São Paulo desde 1996.
ESTUDO INÉDITO
Embrapa inicia pesquisa sobre cura da batata-doce
Processo comum em países do Hemisfério Norte, a cura pode ser adotada pelos produtores brasileiros que estão de olho no mercado externo
FATALIDADE
Dois agricultores morrem após serem sugados por secador de soja
O Corpo de Bombeiros constatou que os dois homens morreram asfixiados por conta da grande quantidade de soja que havia no recipiente
PREVISÃO DO TEMPO
Nuvens carregadas, frente fria, temporais e risco de alagamentos
Formação de corredor de umidade pode trazer transtornos para o país no decorrer dos próximos dias
PARA QUARTA-FEIRA (16)
Frente fria, muita chuva e risco de granizo; veja a previsão
De acordo com a Climatempo, pontos do país devem registrar trovoadas, ventanias e raios
OLHO NA LAVOURA
Caso de ferrugem asiática em soja é confirmado em Rio Verde (GO)
Federação de agricultura do estado pede que produtores contribuam com identificação de mais casos, levando folhas contaminadas para análise em laboratório
MERCADO EM ALTA
Boi: preços devem seguir aquecidos
A criação de postos temporários de emprego, décimo terceiro salário, demais bonificações e a Copa de Mundo de futebol são motivadores importantes ao consumo de carne vermelha
EM MATO GROSSO
Duas pessoas são presas por roubo de 130 cabeças de gado em Rosário Oeste
Suspeitos foram detidos em flagrante enquanto tentavam negociar o gado, segundo informações da Polícia Militar
CONFIRA
Boi: preços continuam subindo nas principais regiões produtoras
De acordo com Iglesias, o ambiente de negócios ainda sugere pela continuidade do movimento de alta no curto prazo, considerando o ápice do consumo no decorrer do último bimestre
EM BRASNORTE
MT: custo elevado e margem apertada leva pecuarista a repensar sistemas de produção
Produtores em Brasnorte buscam alternativas para tentar melhorar rentabilidade e permanecer na atividade
BOM MOMENTO
Boi: preços seguem subindo e mercado aquece
A expectativa ainda é de alta dos preços no curto prazo, com o consumo aquecido no final do ano e ainda com a Copa do Mundo
EM MINAS GERAIS
PM apreende 16 cabeças de gado e R$ 400 mil com receptador
Além desses itens, a Polícia apreendeu dois caminhões utilizados no furto do gado, cinco quilos de carne proveniente de caça, uma luneta e uma serra fita
Canal Rura © 2022 Todos os Direitos Reservados

source

Leave a reply