São Paulo goleia, mas não se classifica para a Libertadores – UOL

0
78

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O São Paulo goleou o Goiás fora de casa neste domingo (13), por 4 a 0, mas não conseguiu se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem.
Com vitória sobre o Santos por 2 a 0, também como visitante, o Fortaleza ficou com o oitavo lugar do Campeonato Brasileiro e a última vaga na fase preliminar do torneio internacional.
Com o topo da tabela definido antecipadamente, a principal atração desta última rodada do Brasileiro de 2022 era justamente a briga pelas últimas vagas na Libertadores.
Além do Fortaleza, também se garantiram na maior competição continental o Athletico-PR, com a última vaga direta na fase de grupos, e o Atlético-MG, via fase preliminar.
São Paulo, América-MG e Botafogo terão que se contentar com a ida à Copa Sul-Americana (veja a classificação final abaixo).
Em tarde de despedida do técnico Luiz Felipe Scolari, o Furacão garantiu a sexta e última vaga direta na fase de grupos da competição continental ao superar o Botafogo em um confronto direto.
A equipe paranaense venceu a carioca por 3 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), com gols de Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick.
O alvinegro mineiro fez a sua parte para buscar a vaga direta, ao vencer o Corinthians fora de casa, na Neo Química Arena, em São Paulo. Vargas, de pênalti, fez o gol da vitória atleticana por 1 a 0 sobre o time paulista, que já tinha carimbado o passaporte para o torneio internacional.
A equipe do técnico Cuca, porém, torcia contra o triunfo do Athletico-PR para entrar no G-6. Já o Botafogo só dependia de si para se garantir na pré-Libertadores, e acabou ficando de fora com a derrota sofrida
A outra vaga na pré-Libertadores é do Fortaleza. O time nordestino ultrapassou Botafogo e América-MG na classificação ao vencer o Santos na Vila Belmiro, com gols de Thiago Galhardo e Moisés.
Esta será a segunda participação do Leão na história do torneio internacional. A classificação foi conquistada com uma campanha heroica no segundo turno, pois o time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda havia terminado a primeira parte do Brasileiro na última colocação da tabela.
O São Paulo precisava não apenas vencer o Goiás fora de casa como também torcer por uma combinação de outros resultados na rodada, o que não aconteceu.
O time do técnico Rogério Ceni fez a sua parte e derrotou os goianos, com gols de Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan. Mas o saldo da rodada não favoreceu a equipe paulista. Durante as partidas, a combinação de placares chegou a ser benéfica para o tricolor por alguns minutos.
O América-MG, por sua vez, só dependia de si mesmo para ir à fase prévia da Libertadores, mas tropeçou em casa. Empatou com o Atlético-GO por 1 a 1, gols de Henrique Almeida e Dudu.
O time mineiro jogou com um homem a mais desde a expulsão de Willian Maranhão, aos 30 minutos do primeiro tempo, e chegou a fazer o segundo gol que valeria a classificação, já aos 50 da etapa final, mas o lance foi anulado pela arbitragem, por toque na mão.
Com o balanço final da rodada, estarão na Copa Sul-Americana do ano que vem São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino.
Na parte de baixo da tabela, faltava também a confirmação do último rebaixado à Série B. O Atlético-GO ainda lutava matematicamente para escapar da degola, mas precisava vencer o América-MG e tirar uma diferença grande no saldo de gols. Manteve-se na lista do descenso, que já tinha Ceará, Avaí e Juventude.
O título do Palmeiras já estava definido desde o dia 2 de novembro, com quatro partidas ainda por jogar. A equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira faturou o campeonato nacional pela 11ª vez em sua história.
Além do alviverde, as vagas de Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo na fase de grupos da próxima Copa Libertadores também haviam sido asseguradas com antecedência.
Mesmo assim, a última rodada ainda poderia render um bom dinheiro a mais nas contas dos clubes, de acordo com a ordem final na tabela. Mas as primeiras posições não se alteraram.
O Internacional confirmou com o vice-campeonato ao vencer o Palmeiras em casa por 3 a 0, com gols de Maurício, Alemão e Braian Romero. A premiação do campeão é R$ 45 milhões, e a do vice, de R$ 42,7 milhões (veja todos os valores abaixo).
A artilharia do Brasileiro 2022 ficou com Germán Cano (Fluminense), autor de 26 gols. O argentino tornou-se o maior goleador estrangeiro em uma edição do campeonato e também o recordista de gols em uma mesma edição nesta era dos pontos corridos com 20 clubes, iniciada em 2006.
O prêmio de maior “garçom” do campeonato vai para a estante de Gustavo Scarpa (Palmeiras), com 13 passes diretos para gols neste Brasileiro.
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carregando…
Carregando…
Educar para um novo olhar e instruir para um novo saber
Exame previne câncer colorretal e trata doença inicial sem cirurgia
Igreja Maranata mostra sinais que anunciam volta de Jesus
Fundo da TC Pandhora é lançado para o público geral
Cartão de crédito versátil revoluciona pagamentos corporativos
Série de podcasts discute o papel do advogado em uma sociedade em transformação
Novos exames dão precisão ao diagnóstico do câncer de próstata
5G habilita potencial total da indústria 4.0
Vacinas são importantes em todas as fases da vida
Tecnologia da Mastercard garante a segurança de operações com criptoativos
Empresas devem saber acolher colaboradores com depressão
Havaianas celebra 60 anos como exemplo de inovação
Nova lavadora e secadora da LG alia tecnologia e sustentabilidade
Mackenzie é uma das universidades privadas mais reconhecidas pelas empresas
Lalamove oferece soluções seguras e econômicas para entrega rápida e descomplicada
DNA ajuda a identificar tratamento mais eficaz contra o câncer de mama
Entenda o que é deep fake e saiba como se proteger
Rastreamento pode reduzir mortes por câncer de pulmão
Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos
Tecnologia com inclusão e diversidade gera inovação
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Tecnologia permite que pessoas recebam pela comercialização de seus dados
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ministro do Meio Ambiente do Brasil repetiu assuntos explorados durante governo Bolsonaro
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
ONU projeta que população atinja marca neste 15 de novembro; cifra vem acompanhada de desafios, avanços e desigualdades
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Levantamento será entregue ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB)

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Leave a reply