Se vencer, Lula terá que organizar a mobilização popular para não sofrer impeachment, diz Frei Betto – Revista Fórum
Personagem importante na luta contra a ditadura militar e em defesa da democracia, Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, fez um alerta: ele acredita na vitória do ex-presidente Lula (PT). Porém, caso eleito, ele precisará de apoio popular para não sofrer impeachment em um Congresso reacionário.
Jornalista e escritor, o religioso esteve em Teresina (PI) para o lançamento dos livros “Tom Vermelho do Verde”, “Jesus Militante: Evangelho e Projeto Político no Reino de Deus” e “O Estranho Dia de Zacarias”.
Frei Betto é autor de 73 livros, editados no Brasil e no exterior. Sua obra recebeu importantes reconhecimentos. Em 1982, “Batismo de Sangue” (Rocco), seu livro de memórias, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
O frade dominicano, que também estudou antropologia, filosofia e teologia, foi entrevistado pelo Pensar Piauí e pelo site Piauí Hoje.
Frei Betto fez uma análise do atual contexto político: “Nós estamos vivendo um momento de forte polarização. Acredito que o presidente Lula vai ganhar essa eleição, por uma margem de votos não muito expressiva, mas vai ganhar. Não creio que a essa altura, faltando menos de duas semanas para a eleição, os eleitores vão mudar seus votos”, disse.
“Acredito que ele vai ter muitas dificuldades para governar, devido à composição muito conservadora do Congresso Nacional. Daí o desafio que vai enfrentar de fazer uma frequente mobilização popular. Lula terá que se preparar para poder cumprir essas três fases de Paulo Freire: conscientização, organização e mobilização dos segmentos populares. Se ele não fizer esse contraponto com o Congresso, terá o risco de sofrer o impeachment, o que é muito grave”, ressaltou Frei Betto.