SECRETÁRIO CRITICA FALTA DE APOIO AO NOVEMBRO NEGRO.

0
163

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, criticou a falta de patrocínio ao Novembro Salvador Capital Afro e lamentou que empresas nacionais concentrem seus recursos apenas no eixo Rio-São Paulo. A programação, de 30 de novembro a 4 de dezembro, terá shows e discussões sobre diversidade, inclusão e igualdade com foco na cultura negra.

“Um alerta/desabafo: nunca vai entrar em minha cabeça que um mercado que se diz nacional, responsável e inclusivo invista mais num stand em um festival em São Paulo do que num mês inteiro de cultura negra em Salvador. A única saída para o Brasil é verdadeiramente investir em diversidade, o resto a gente já conhece”, iniciou Tourinho na legenda do post.

No texto publicado em formato carrossel, o secretário menciona que, mesmo diante de convidados internacionais como Angela Bassêt, Viola Davis e Victoria Monét, a gestão municipal não conta com parcerias.

“Salvo uma ou outra ação pontual, a prefeitura está apoiando tudo sozinha , pois nenhuma marca do pais chegou junto dessa programação. Nenhuma. Precisamos falar mais uma vez da concentração de recursos no eixo Rio/São Paulo, do verdadeiro ralo de patrocínios que os grandes festivais se tornaram, com as marcas gastando mais em ativações em Interlagos do que em todo o resto do país e, principalmente, no cinismo e na miopia cultural dos gestores de verbas e de suas agências”, desabafou o secretário.

Ao afirmar que há “racismo enraizado no cerne nas decisões”, Tourinho citou como exemplos a diferença entre a remuneração para artistas e profissionais brancos e negros, a falta de diversidade no mesa que decide, a falta de letramento e empatia dos brancos que estão com a caneta na mão. Mencionou ainda o que chama de “cinismo com que distribuem gorjetas para colorir um ou outro frame para ficar bem na fita, o racismo, o racismo enraizado no cerne das decisões”.

“Ainda há tempo: se não dá pra investir esse ano, convido os gestores de grandes verbas, de marcas que podem ter um impacto gigantesco na vida do povo desse país, a passar uns dias em Salvador e entender, sentir, ver com os próprios olhos a potência do que está acontecendo aqui. Meus amigos, potencializar a diversidade é a única saída para nosso país. Venham. Serão muito bem recebidos e tudo custará muito barato diante da transformação que a cultura oferece”, acrescentou Tourinho.

 

FONTE: bahiaba.

Leave a reply