Semana de decisões de política monetária – Monitor Mercantil

0
46

Nesta semana, os investidores acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que receberá o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e alguns ministros no Palácio do Planalto. No exterior, o mercado aguarda uma agenda extensa com decisões de políticas monetária do Fed, Banco Central Europeu, Banco da Inglaterra e Copom. Além disso, nos EUA acontece a divulgação do relatório de emprego.
No Brasil, os investidores aguardam a manutenção da Selic ao longo do primeiro trimestre e o Boletim Focus com as projeções da inflação para esse ano, e também da Selic para os anos de 2024 e 2025. O mercado acabou reagindo negativamente na divulgação das últimas semanas do Boletim Focus com aumento da mediana da inflação de 2023, que acredita impactar nas políticas monetárias do Brasil. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, tenta acalmar os investidores mostrando uma responsabilidade fiscal e busca apoio da população ouvindo especialistas de fora do governo.
No exterior, os investidores seguem cautelosos nesta semana de agenda extensa e a “Superquarta”, que trará decisão da política monetária do Fed, porém seguem com otimismo com um possível aumento na demanda por commodities com a reabertura da China. Além da agenda extensa nos EUA, na Europa teremos decisões de políticas monetárias pelo Banco Central Europeu e pelo Banco da Inglaterra. Na China, acabou o feriado do ano novo chinês que durou uma semana e meia.
.
Travelex
Leia também:
Chanceler alemão chega hoje ao Brasil

Copie e cole, use e abuse. Mas dê o crédito, e com o link!

source

Leave a reply