Semana de História Política discute decolonialidade – uerj.br
O Programa de Pós-Graduação em História Política da Uerj promove, de 24 a 27 de outubro, das 9h às 21h, a XVI Semana de História Política. Com o tema “De(s)colonizar a História: feminismos, resistências e interseccionalidade”, o evento será realizado em formato híbrido: a mesa de abertura e os simpósios temáticos serão presenciais, no 9º andar do campus Maracanã; já a conferência e a mesa de encerramento serão transmitidas pelo YouTube.
Na mesa de abertura, que acontecerá no dia 24, a partir das 18h, no auditório 91, do 9º andar, a professora Beatriz de Moraes Vieira, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Uerj, mediará a conversa “Feminismos e política: raça, gênero e história em debate”, com participação das professoras Janete Santos Ribeiro, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, e Maria da Glória de Oliveira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Outro destaque da programação é a conferência “Ativismos decoloniales em los feminismos del Sur”, da professora e pesquisadora argentina Karina Bidaseca, que será realizada virtualmente no dia 25, às 18h.
Também no formato on-line ocorrerá a mesa de encerramento, mediada pelo professor Carlos Eduardo Pinto de Pinto, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Uerj, no dia 27, às 18h. Na ocasião, as professoras Iracélli da Cruz Alves, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão, e Marina Vieira de Carvalho, da Universidade Federal do Acre debaterão o tema “Narrativas feministas e decolonialidade”.
Confira a programação completa e o formulário de inscrição para ouvintes. Para mais informações, escreva para semanadehistoriauerj@gmail.com.
A UERJ está conectada à internet por meio da Rede Rio de Computadores. © 2018 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.