Semana política: Os detalhes decisivos em uma véspera de 2º turno de sangue, suor e lágrimas – Inteligência Financeira
Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência. Saiba mais
document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
A semana começou sob os efeitos do primeiro debate na TV, transmitido pela Bandeirantes e que teve Lula começando bem, explorando um tema muito negativo para o governo: a pandemia. Mas Bolsonaro reagiu e, no final das contas, levou uma ligeira vantagem ao tratar do tema corrupção, usando como “escada” a presença do ex-juiz da Lava Jato, ex-ministro dele e senador eleito Sergio Moro, que foi aos estúdios.
Logo no dia seguinte, um episódio tenso: tiroteio na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, abalou a campanha de Tarcísio de Freitas (PL), candidato de Bolsonaro a governador de São Paulo. A troca de tiros ocorreu próximo ao evento de campanha do ex-ministro de Infraestrutura. Ao que tudo indica, não foi um atentado nem um evento de natureza política, mas as redes sociais acabaram dando um enfoque eleitoral ao episódio.
E também nas redes, foi uma semana de duelo digital entre Lula e Bolsonaro. O petista bateu o recorde de audiência do podcast Flow, levando mais de 1 milhão de pessoas simultaneamente a acompanhar o programa na terça-feira (18/10). A equipe de Bolsonaro foi rápida e deu a resposta: mobilizou 1,7 milhão de espectadores simultâneos no podcast “Inteligência Limitada” na quinta-feira (20/10).
document.getElementById( “ak_js_2” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assumiu novamente o protagonismo na reta final do segundo turno, com decisões removendo conteúdos e agindo preventivamente contra a desinformação junto às plataformas.
Por lá, outra batalha de proporções radioativas está acontecendo: a disputa por direitos de respostas, que podem afetar a presença dos candidatos nas inserções de TV da última semana da eleição.
É consenso entre as duas campanhas que a eleição caminha para um desfecho muito apertado e a decisão será nos detalhes, movida muito mais pela competição de rejeições.
Quais seriam esses detalhes decisivos? Um deles é a abstenção. Por isso as mobilizações para garantir transporte gratuito a eleitores, mudanças nas datas dos feriados dos servidores públicos e outras medidas tomadas por apoiadores dos dois candidatos.
O segundo é o debate na TV Globo, marcado para a próxima quinta-feira (28/10), que terá grande audiência e não permite erros.
O terceiro é a efetividade da batalha nas redes, sobretudo nos temas de costumes, comportamento e religiosos, que acabaram capturando o debate eleitoral do segundo turno.
O quarto detalhe, e não menos importante, é o envolvimento das máquinas públicas, tanto a federal quanto as dos governos estaduais e municipais. Governadores, prefeitos e deputados em campanha têm um alto poder de convencimento, sobretudo nas cidades do interior do país.
Com tudo isso, é bastante provável que cheguemos à véspera do segundo turno ainda com um grau de incerteza quanto ao resultado.
JOTA é uma startup de jornalismo com a missão de trazer previsibilidade e transparência para as instituições brasileiras. Nossos assuntos assuntos são informação, notícias e análises sobre Judiciário, política, projetos de lei, direito tributário, regulação que afetam o mercado.
Relator do parecer técnico da corte recomendando a suspensão do benefício está sob pressão política
Endividamento recorde das famílias será desafio para o próximo governo
Investidores estão atentos às pesquisas de intenção de voto e às notícias sobre medidas que a equipe econômica planeja tomar se Bolsonaro se reeleger
'A Vale tem o melhor minério de ferro do mundo e reservas de metais básicos promissoras, o que a faz uma empresa-chave para a transição energética global e descarbonização', diz a carta
Debêntures terão vencimento de 60 meses e terão flexibilidade de pré-pagamento a partir do 24º mês
A moeda brasileira registrou o terceiro melhor desempenho entre as 33 principais divisas globais do mundo
Aliados do presidente discutem com governadores e prefeitos estratégia para potencializar abstenção da base de apoio de Lula, diz Fábio Zambeli, do JOTA
Com eleição acirrada pela frente, Lula e Bolsonaro vão evitar uma série de polêmicas que o tema traz consigo, diz Fabio Graner, do JOTA
Satisfação com renda cresceu entre classes média e baixa, aponta pesquisa da CNC
"Eu não posso entregar aquilo que eu fui eleita para fazer. Por conta disso, eu renuncio ao cargo de primeira-ministra", disse Truss ao anunciar sua saída do cargo
Veja o levantamento exclusivo feito pela TradeMap em parceria com a IF
Maior investidor individual da B3 também é chamado de “o rei da bolsa” e de “o rei do dividendo”
Presidente gravou mensagem após a circulação de mais um vídeo em que insinua que venezuelanas teriam se arrumado para “fazer programa”
Este setor tem previsibilidade de receita, demanda constante e, historicamente, entrega dividendos acima da taxa Selic. Entenda.
A mudança faz parte da proposta de ambos candidatos à presidência
Notícias e análises exclusivas para tomar as melhores decisões em seus investimentos. Sem custo direto na sua caixa de e-mails.
TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE | Copyright ©2022 | Todos os direitos reservados
A partir de agora, você receberá toda semana em sua caixa de entrada as últimas notícias e análises descomplicadas para apoiar suas decisões de investimento