SESAB REBATE PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) rebateu as informações da Prefeitura de Feira de Santana sobre a falta de seringas suficientes para um aumento da cobertura vacinal da BCG no município. Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a pasta estadual negou as acusações.
“É lamentável que a Prefeitura de Feira de Santana divulgue que faltam seringas para a vacinação de crianças com até 1 ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana é de apenas 54,32%, enquanto a média da Bahia alcança 83,43%”, indicou um trecho do informativo.
Conforme a Sesab, em 2022 o número estimado de nascidos vivos na localidade era de 9.380 e tem-se registrado o envio de 12 mil seringas e quantitativo de doses suficientes para atender a demanda, incluindo a eventual perda técnica operacional.
A titular da pasta, Roberta Santana, os baixos índices registrados na localidade impactam diretamente nos índices do estado. “Por se tratar de um município grande, ele é representativo dentre os 417 municípios e faz baixar a média estadual. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura do público-alvo”, alertou.
Confira nota na íntegra:
“Não faltam vacinas ou seringas para aumentar a cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana, falta gestão. Essa é a avaliação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) após identificar que em 2022, o número estimado de nascidos vivos na localidade era de 9.380 e tem-se registrado o envio de 12 mil seringas e quantitativo de doses suficientes para atender a demanda, incluindo a eventual perda técnica operacional.
É lamentável que a Prefeitura de Feira de Santana divulgue que faltam seringas para a vacinação de crianças com até 1 ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana é de apenas 54,32%, enquanto a média da Bahia alcança 83,43%”, diz em nota.
FONTE: bahiaba.