Sessenta e cinco delegações estrangeiras confirmaram presença na posse – Portal EBC

0
81

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, deverá contar com, no mínimo, 65 delegações estrangeiras, compostas por chefes de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais. 
O embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse, informou que este será o maior evento com autoridades internacionais de alto nível no Brasil desde os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Todos os chefes de Estado e de governo de países que têm relações diplomáticas com o Brasil foram convidados. Até o momento, 30 chefes de Estado e chefes de Governo confirmaram a presença no evento. Segundo o embaixador, estarão presentes representantes de quase todos os países da América do Sul, além de autoridades da América Central, da África e do Oriente Médio, o que demonstra a importância deste momento no cenário internacional.
Os 19 chefes de Estado confirmados são o rei da Espanha e os presidentes dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai. 
A primeira-dama do México, Beatriz Gutiérrez Müller, virá representando o presidente do país, Manuel López Obrador. Também confirmaram a presença os vice-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá. Os chefes de Governo confirmados são da República de Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas. Estarão presentes ainda os vice-primeiros ministros do Azerbaijão e da Ucrânia. 
Entre os chefes de Poder, virão ao Brasil os presidentes do Conselho da Federação (Rússia), da Assembleia Nacional Popular (Argélia), Assembleia Consultiva Islâmica (Irã), Senado e Assembleia Nacional (República Dominicana), Assembleia da República (Moçambique), do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, e do Parlamento Nacional (Sérvia).
Turquia, Costa Rica, Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita informaram a vinda dos respectivos chanceleres.
Igreja apontou que 16 países comunicaram a participação de enviados especiais, entre eles os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão e a França. A União Europeia e a Organização das Nações Unidas (ONU) também devem mandar representes. 
O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, e a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica informaram a presença como representantes de organismos internacionais.
Edição: Lílian Beraldo
Regulamentação é principal inciativa de transformação digital para o setor de transporte de cargas, incluindo caminhoneiros autônomos, diz a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Mais de 50 reuniões envolvendo forças do Distrito Federal e federais foram feitas para garantir a segurança de autoridades, delegações estrangeiras e do público em geral.
“Eles [indígenas] estão mais do que preparados para trabalhar nos seus problemas e resolver seus problemas”, afirmou Lula durante o anúncio dos últimos nomes de seu gabinete ministerial.
Hoje, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou os últimos 16 futuros ministros. Eles assumem o cargo no próximo domingo (1º).
O anúncio dos futuros ministros busca contemplar a formação de uma base de apoio mais robusta no Congresso, com a inclusão de nomes de partidos como PSD, MDB e União Brasil.
Marcelo Xavier assumiu o comando da Funai em julho de 2019. Ele substituiu o general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que deixou o cargo em junho do mesmo ano. Portaria está publicada no Diário Oficial da União de hoje.
Bento está sendo cuidado em um antigo convento no Vaticano, onde vive desde 2013. O papa Francisco renovou seu pedido para que rezem por ele, informou o porta-voz Matteo Bruni.
Decreto determina que navios de instituições caridade devem solicitar um porto e voltar logo após o resgate, em vez de permanecer no mar à procura de outros migrantes.
Para quem vai a Copacabana na noite do dia 31, o Metrô orienta atenção para o total disponibilizado de bilhetes e recomenda a compra antecipada na estação Carioca/Centro.
Ucrânia anunciou que derrubou 54 mísseis de 69 lançados pela Rússia. Sirenes de ataque aéreo soaram. Em Kiev, elas foram ouvidas por cinco horas, em um dos alarmes mais longos da guerra.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply