Setor de análise de desempenho ajuda o Pelotas na busca por … – Diário Popular

0
56

Pelotas recebe novas doses da CoronaVac |
Residentes do HE/UFPel iniciam greve |
Projeto Balneabilidade aponta três pontos impróprios para banho |


Lobo
Diário Popular
contato@diariopopular.com.br

20/01/2023 11:04
Foto: Lucas Canez – ECP – Técnico Leocir Dall’Astra, ao lado de Vinícius Nascente na foto, cita dificuldade do clube
Por Gustavo Pereira
gustavo.pereira@diariopopular.com.br
“Nosso trabalho é observar todos os mercados e indicar os nomes que possam ajudar o Pelotas”. Assim Vinícius Nascente, analista de desempenho do Lobo, resume a rotina. Ao lado do colega Juliano Pizarro e do restante da comissão técnica liderada pelo treinador Leocir Dall’Astra, o profissional vasculha o mercado atrás de alternativas viáveis para formar o elenco que disputará a Divisão de Acesso.

A luta para recolocar o clube na elite gaúcha só começa em abril, e por enquanto nenhum jogador foi anunciado pela direção. Mas diante da dificuldade para acertar com atletas, o trabalho é em tempo integral. “Surge algum nome na pauta e já vamos atrás para buscar informações e estatísticas”, diz Nascente.

Por meio da plataforma de estatísticas InStat, o setor de análise de desempenho áureo-cerúleo busca dados e vídeos dos possíveis alvos no mercado. Além disso, Vinícius lista temas como a procura por informações relativas ao comportamento do jogador no dia a dia, a parte extracampo e o índice de trabalho – algo como um combo entre dedicação, comprometimento e intensidade nos treinamentos.

“Isso tudo tem que ser levado em consideração e o melhor meio de buscar essas informações é a conversa com os pares. De maneira geral, o conhecimento de mercado, que é basicamente assistir a muitos jogos e coletar o máximo de informação possível, é a melhor arma para ir atrás de bons nomes que estão escondidos em outros mercados”, explica o analista ao DP.

À reportagem, Juliano cita os fatores tático, técnico, físico e mental para, com o amparo dos números, chegar a uma visão mais ampla de cada caso.

“Resistência” de alguns grupos

Pizarro ainda destaca que esse ramo ainda é algo relativamente novo, principalmente no interior. “O futebol é decidido no detalhe e o trabalho da análise de desempenho é fazer com que esse detalhe seja em favor da sua equipe. O Pelotas entendeu, já trabalha com analistas em suas comissões técnicas há alguns anos e agora possui um departamento próprio do clube, o qual tem nos dado todo suporte”, fala.

Para Nascente, existe resistência de determinados grupos com o setor, mas ele acredita que o tempo servirá para deixar preconceitos para trás. “A análise de desempenho basicamente trabalha para que o clube possa contratar os melhores jogadores possíveis, formando um time competitivo e gastando o mínimo possível, evitando desperdícios e perdas financeiras”, comenta.

Leocir menciona mesmos empecilhos

Em contato com a reportagem, nesta quinta (19), o técnico Leocir Dall’Astra voltou a bater na tecla da dificuldade para oficializar reforços. O treinador afirma que o Pelotas aguarda a assinatura de pré-contratos por parte de alguns atletas já acertados. Porém, dois jogadores que chegaram a um acordo verbal receberam, depois, propostas de equipes que disputarão a Série C do Brasileirão no segundo semestre. “Mas tem novidade, com certeza”, finaliza.

Carregando matéria
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
clique aqui para efetuar o login
Veja as opções de Zimmermann para escalar o time do Brasil
Com problema no tornozelo, Amaral é dúvida para enfrentar o Aimoré
© 2022, Suita Sistemas. Todos os direitos reservados

source

Leave a reply