Sob Bolsonaro, PF não vê ameaça concreta a Lula – Metrópoles
Um olhar atento sobre o poder. Notícias exclusivas, bastidores e investigação
31/12/2022 2:00, atualizado 31/12/2022 8:38
As equipes do setor de inteligência da Polícia Federal não identificaram nenhuma ameaça específica ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva desde a declaração do resultado final das eleições até agora.
Ainda sob o governo de Jair Bolsonaro, agentes da PF estavam encarregados de monitorar os riscos à segurança de Lula 24 horas por dia, em uma espécie de gabinete permanente de crise.
A tarefa começou ainda no período da campanha, quando a tarefa incluía os demais candidatos ao Planalto, e depois prosseguiu — só que voltada apenas para o vencedor.
Relatórios eram produzidos diariamente, mas nenhum deles apontou uma ameaça concreta a Lula, disseram à coluna fontes graduadas a par do assunto.
O trabalho envolveu desde o acompanhamento aproximado de militantes opositores tidos como perigosos, por meio de técnicas clássicas de investigação, até o monitoramento de redes sociais e da chamada dark web, o submundo da internet.
Considerando a polarização reinante no país nos últimos tempos, é surpreendente que não tenha sido identificada nenhuma ameaça a Lula, mas isso não significa muita coisa.
Ao fazer o mesmo trabalho em 2018, a inteligência da PF mapeou quatro situações de risco ao petista Fernando Haddad e 19 ameaças a Jair Bolsonaro — nenhuma delas, porém, apontava para Adélio Bispo, o homem que esfaqueou Bolsonaro.
Sem entrar no mérito da qualidade do trabalho dos policiais, tidos como os melhores do país na área, convém manter o alerta.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
Thiago Simpatia, repórter do É de Casa, virou assunto na web após ignorar a atriz Isabel Teixeira durante link ao vivo na São Silvestre
Terceiro filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nas redes após a viagem do mandatário para os EUA, às vésperas da posse
Após longas negociações, Flamengo deve desembolsar 15 milhões de euros para ter Gerson de volta com contrato válido por cinco temporadas
Maíra Cardi publicou um longo texto em seu Instagram desabafando sobre os desafios de 2022, e revelou momentos difíceis que enfrentou
Presidente do Peru, Dina Boluarte cancelou a vinda para posse de Lula porque não há quem possa assumir o cargo enquanto ela estivesse fora
Todos os direitos reservados