Sobre o blog do Mochileiros.com – Mochileiros.com – Mochileiros.com

0
139

O blog da comunidade Mochileiros.com, passa (em março de 2018) a abrigar o conteúdo do antigo blog Mochila Brasil, site que nasceu em 1998/1999 como uma revista-web destinada a mochileiros/viajantes independentes.
Já naquele ano, sob o já extinto domínio www.mochillabrasil.cjb.net (hospedado no também já extinto Geocities) foi o primeiro órgão de imprensa nacional a falar de Turismo Backpacker, ou Turismo mochileiro.
Em termos de conteúdo, trazendo-o para os dias de hoje, podemos considerá-lo um blog de viagem (talvez dos primeiros). Naquele tempo ainda não havia as ferramentas de blog, mas nosso conteúdo era tão empolgante quanto hoje e dele nasceu a comunidade Mochileiros.com, referência no assunto em língua portuguesa.
Em 2000 surgiu sob seu endereço oficial e definitivo www.mochilabrasil.com.br e de 2002 a março de 2018 fez parte da estação Viagem do portal UOL.
Claudia Severo de Almeida, 44 – jornalista (MTB: 31.962 – DRT/SP).
Silnei L Andrade, 48 – fotógrafo, videomaker e webmaster.
Os viajantes – protagonistas de histórias e experiências incríveis mundo afora,  nossa fonte de inspiração.
Nesses anos de trabalho, muitas matérias sobre ele foram feitas (tem uma pastinha aqui com algumas delas), mas uma (transcrição no fim desta página), publicada no jornal O Estado de S.Paulo, em 15 de janeiro de 2002 resumiu bem o que acreditamos ser a proposta do site (até hoje) e na época, seu conteúdo.
Nossa primeira viagem internacional foi em 2000/2001, para a Bolívia. Há 22 anos o país não era um destino tão popular (nem entre os mochileiros) no Brasil, tanto que um dos principais jornais de lá (o El deber), achou curiosa a viagem de 2 mochileiros brasileiros pelo país e publicou uma entrevista com a gente na revista (Extra) dominical deles.
Ah, para conseguir realizar essa viagem fizemos um empréstimo (pequeno, claro – pagos em suaves prestações) .
Mais recentemente uma matéria falando sobre ‘Mochilão através dos tempos: três gerações contam o que mudou’ também fala um pouco da nossa experiência.
Nota: Você talvez ache que o conteúdo do blog é pequeno para tantos anos de trabalho. De fato. É que ficamos parados um tempo para nos dedicarmos ao Mochileiros.com fórum.
Transcrição da matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo:
“Está no ar a página virtual que faltava aos backpackers brasileiros
O www.mochilabrasil.com.br converteu-se no portal oficial dos backpackers brazucas. Não é a toa.
Exemplo prático: que site dá, de mão beijada, informações de serviços imprescindíveis ao turista de bolso curto, como passes de trem, de ônibus e overlands que os transportam a locais de difícil acesso por preços mínimos? Pois é… Na mesma linha de utilidade pública funciona o link Hospedagem Econômica, com pousadas e albergues mais baratos do Brasil. As diárias variam, acreditem de R$ 4,00 a R$ 50,00. O site dedicado ao mundo dos mochileiros ainda traz como alternativa links para organismos e instituições que oferecem emprego para quem pretende angariar recursos durante a viagem. Basta clicar em Trampo na Trip. Além de dicas e relatos de viagem feitos pelos próprios usuários, o site também traz reportagens e notícias atualizadas sobre o mercado de turismo e afins. O ponto negativo é o fundo preto da tela, que inegavelmente dá uma cara original à home page, mas em compensação cansa demais a vista. Mesmo assim, não desista sem antes entrar em Ecoguia-Brasil, onde há informações sobre ecoturismo em solo nacional, parques nacionais e temas ligados à área. Também há dicas de livros sobre turismo alternativo e explicações didáticas a respeito dos esportes de ação mais populares. Convenhamos, serviço completo”.
>> Leia também: Aviso legal e para anunciar no Mochileiros.com, aqui.
>> Para falar conosco envie e-mail para redacao@mochilabrasil.com.br.
Página atualizada em 03/02/22.
Mochilão

Worldpackers
Seguros Promo
Worldpackers
Seguro Viagem Uruguai
Seguro Viagem Europa Barato

Seguro Viagem Portugal

Seguro Viagem Argentina

Quem somos
Fale Conosco

Política de Privacidade | Termos de Uso

source

Leave a reply