SP Companhia de Dança realiza transmissão de "O Quebra-Nozes … – Governo do Estado de São Paulo
/governosp
/governosp
Últimas Notícias
Governo entrega a 100ª unidade do Bom Prato em Parelheiros, no extremo da Zona Sul
Educação de SP pagará R$ 193 milhões em bônus para servidores no dia 29
Plataforma TEIA SP Digital chega para articular e amplificar Pontos de Cultura
SP inaugura Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari em Brodowski
SP Companhia de Dança realiza transmissão de “O Quebra-Nozes No Mundo Dos Sonhos”
A versão exclusiva de Márcia Haydée será transmitida nos dias 23 e 24 de dezembro, via canal no YouTube da Companhia
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança -, dirigida por Inês Bogéa, encerra o ano com a transmissão da mais nova obra de Márcia Haydée. Após o sucesso nos palcos do teatro Sérgio Cardoso, a SPCD transmite de forma online ‘O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos’, nos dias 23 de dezembro (sexta-feira), às 16h e às 20h, e 24 de dezembro (sábado), às 12h e 18h, em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD).
Essa será a oportunidade do público se encantar mais uma vez com a versão cheia de brasilidades concebida por Márcia, especialmente para a SPCD – e para os bailarinos do elenco -, que arrebatou mais de 10 mil pessoas nas sessões realizadas no início do mês.
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, é uma releitura do libreto de E.T.A. Hoffmann (1778-1822) que narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. O popular conto natalino, nesta versão de Márcia Haydée, uma das mais importantes artistas do país a fazer carreira na Europa como diretora de dança e primeira-bailarina, traz referências do nosso país, com passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas e claro, do balé clássico. A história, assim como no original de 1892 por Marius Petipa (1818-1910) é conduzida por uma das composições mais famosas de Tchaikovsky (1840-1893), unindo a tradição do balé à inventividade de Márcia.
Das curiosidades: Os irmãos mais implicantes da história dos balés de repertório, apresentam nesta versão uma relação de companheirismo e carinho – além de levarem os nomes dos bailarinos que os interpretam. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico de Clara, é um inventor com uma oficina cheia de elementos mágicos, inspirado no avô de Márcia. No Reino das Luzes, eles são levados ao Mundo dos Sonhos e são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação.
A Temporada 2022 da SPCD é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Prata de Itaú e Eurofarma, Copatrocínio de Deloitte e Sodexo, apoio de CPF e realização da Associação Pró-Dança, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO – TRANSMISSÃO ONLINE
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, de Márcia Haydée
Datas e horários:
– 23/12 (sexta-feira) | 16h e 20h
– 24/12 (sábado) | 12h e 18h
Link: https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD
Acessibilidade: Sim
Classificação: Livre | Duração: 1h40
Ficha Técnica
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022)
Coreografia: Márcia Haydée
Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), Get up Off de Stro Elliot mixada por Matheus Carrato Alexandre, Jingo Bells, de Stefen Swansoon e Fertility of the Sea, de Eitetsu Hayashi
Figurino: Tânia Agra
Cenografia: Nicolás Boni
Iluminação: Wagner Freire
Maître Convidado: Pablo Aharonian
Assistentes de Coreografia: Aline Campos E Beatriz Hack
Assistente de Coreografia (Dança Do Papai Noel): Ciça Veronese, dom música mixada por Matheus Carrato Alexandre
Artista Convidado: João Anselmo (berimbau)
Técnica de Kobudo: Gunter Schöberl
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 48 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA – Direção Artística | É doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, mais novo equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo.