SP lidera ranking de violência política contra jornalistas pós-eleição – Metrópoles

0
70


06/01/2023 17:02, atualizado 06/01/2023 17:04
São Paulo – O estado de São Paulo registrou ao menos dez ataques ou agressões contra jornalistas desde o segundo turno das eleições presidenciais, em 30 de outubro de 2022. O estado lidera o ranking nacional.
O monitoramento é feito pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas).
Segundo as entidades, os ataques partiram de grupos bolsonaristas que vêm organizando atos antidemocráticos desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de presidente da República, especialmente em frente a quartéis do Exército.
O último caso ocorreu em Ribeirão Preto, no interior. De acordo com a Fenaj, um fotógrafo do jornal Tribuna de Ribeirão foi intimidado por bolsonaristas enquanto cobria a presença de um grupo que se concentrava em frente à Circunscrição do Serviço Militar da cidade. Os presentes, que pediam intervenção militar, ameaçaram quebrar o equipamento do profissional.
Ao todo, a Abraji contabiliza 77 casos de agressões ou ataques contra profissionais de imprensa entre os dias 30 de outubro e 6 de janeiro. Somente nos últimos seis dias, foram sete casos. 
O ranking liderado por São Paulo segue com Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, com sete casos cada.
Em nota, a Abraji afirma que repudia com veemência esses 77 episódios e se solidariza com os jornalistas agredidos, suas famílias e seus colegas de trabalho. A associação pede que os “casos sejam apurados, e os autores dos ataques, responsabilizados. Porque a impunidade é um combustível potente para a escalada da violência”.
Insatisfeitos com o resultado da eleição, bolsonaristas tentam provocar paralisação próximo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Alviverde ganhou segundo jogo pela competição e ficou bem perto da classificação à próxima fase. Tricolor garantiu a vaga
Segundo o batalhão ambiental da PMDF, o bicho preguiça estava sobre o guarde reio da pista. O animal foi encaminhado ao veterinário
Desmatamento em dezembro do ano passado registrou alta de 150% em comparação com o mesmo período de 2021
Ex-RBD publicou um vídeo no Instagram sobre a chegada do bebê, fruto de seu relacionamento com o produtor Andrés Tovar
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply