STF confirma transporte público gratuito no segundo turno – Empresa Brasil de Comunicação
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (19) maioria de votos para confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que liberou o transporte público gratuito no segundo turno das eleições neste domingo (30).
A decisão individual foi proferida ontem (18) e permite que os prefeitos que adotarem a medida não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.
O caso é julgado no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.
Além do relator, também referendaram a liminar os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luix Fux, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.
A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.
Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que em muitos casos é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51. A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.
Ouça na Radioagência Nacional:
Edição: Fernando Fraga
Atleta causou polêmica ao disputar uma competição internacional sem o hijab e reiterou em comentários à mídia estatal que ela não tinha intenção de competir sem o tradicional lenço na cabeça.
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse que erros do primeiro turno serão corrigidos
Candidato diz que medida deixará comandos mais próximos do governador e que pretende debater com especialistas o modelo ideal de gestão da segurança pública.
Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira, o número de pacientes recuperados da covid-19 passa de 33,9 milhões, e há 90.099 casos em acompanhamento.
Candidato propôs a fusão da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Administração Penitenciária e defende maior integração das polícias militar e civil.
A declaração foi feita em reunião com prefeitos e lideranças políticas mineiras. Candidato disse que obra foi acertada com Ministério da Infraestrutura.
Comissão busca conciliar estados e governo federal sobre compensação de imposto sobre produtos essenciais, como combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.
Golpes aplicados pela quadrilha desarticulada pela Polícia Federal lesaram cerca de 1,3 milhão de pessoas em mais de 80 países, com prejuízo estimado em R$ 4,1 bilhões.
Ministros reconheceram que a lei é constitucional e aprovaram tese jurídica que deverá ser aplicada a todos os processos que tratam do assunto no Judiciário de todo o país.
Benefícios serão pagos em 19 de novembro e 10 de dezembro. Com as novas datas, o prazo para os caminhoneiros enviarem a autodeclaração também foi antecipado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google