STF e interlocutores de Lula já falam em enterrar orçamento secreto – Metrópoles

0
127


Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli
31/10/2022 2:00, atualizado 31/10/2022 8:38
Há um entendimento entre ministros do STF e auxiliares de Lula, presidente eleito, de que o orçamento secreto seja derrubado ainda neste ano. Segundo esse posicionamento, o plenário do Supremo declararia ainda em 2022 que essa modalidade sem transparência é inconstitucional.
Se o cenário se concretizar, a eleição para as presidências da Câmara e do Senado já aconteceria sem esse instrumento de barganha. As Casas elegem novos presidentes no início de fevereiro. Em 2021, o deputado Arthur Lira foi impulsionado pelo Planalto com essa modalidade de orçamento sem transparência que explodiu no governo Bolsonaro, com vistas a comprar apoio do Centrão.
A relatora da ação que questiona o orçamento é a ministra Rosa Weber, atual presidente do STF. Em novembro do ano passado, Weber ordenou que o governo Bolsonaro divulgasse integralmente o pagamento das emendas de relator. Um ano depois, isso não aconteceu.
No último dia 14, já durante o segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, a Polícia Federal prendeu duas pessoas na Operação Quebra Ossos, que apura suposto esquema de corrupção com o orçamento secreto.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
Um episódio foi decisivo para afastamento de Anitta da campanha de Lula
Carluxo tirou licença do seu cargo de vereador para ajudar na campanha – derrotada – de seu pai, Jair Bolsonaro
Aliados de Gilberto Kassab dizem ter sentido que o presidente do PSD quer voltar para a Esplanada dos Ministérios no governo Lula
Centrão pressionará Lula a cumprir promessas de campanha, como aumento real do salário mínimo e isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil
Formação de uma administração verdadeiramente plural é fundamental para o sucesso do governo Lula
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply