STF: julgamento sobre PIS/Cofins sobre receitas de bancos é suspenso – JOTA

0
107

Julgamento virtual
Relator, Ricardo Lewandowski foi o único a votar; não há data para retomada do julgamento
Este conteúdo integra a cobertura do JOTA PRO Tributos e foi distribuído antes com exclusividade para assinantes PRO. Conheça!

Um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento dos dois recursos que discutem a incidência de PIS e Cofins sobre receitas de instituições financeiras.
Antes da suspensão, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, propôs que apenas receitas brutas oriundas da venda de produtos e prestação de serviços das instituições financeiras podem ser incluídas na base de cálculo do PIS e da Cofins até a edição da Emenda Constitucional 20/1998. Essa emenda constitucional deu nova redação ao artigo 195, inciso I, alínea b, da Constituição, que passou a prever a cobrança das contribuições sobre “a receita ou faturamento”, sem qualquer discriminação.
Para advogados ouvidos pelo JOTA, na prática, o voto afasta, até a EC 20/98, a cobrança das contribuições sobre outras receitas, incluindo as financeiras. O recurso se restringe a discutir a cobrança antes dessa emenda. Caso esse entendimento prevaleça, a União estima impacto de R$ 105,2 bilhões em cinco anos, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023.
O relator foi o único a votar. Com o pedido de vista, não há previsão para o julgamento dos RE 609096 (Tema 372) e do RE 880143 ser retomado.
Cristiane Bonfanti – Repórter do JOTA em Brasília. Cobre a área de tributos. Passou pelas redações do Correio Braziliense, O Globo e Valor Econômico. Possui graduação em jornalismo pelo UniCeub, especialização em Ciência Política pela UnB e MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV. Cursa Direito no UniCeub.
Compartilhe
Tags
Nova Instrução Normativa
Pedidos podem ser feitos em caso de pagamento duplicado, de operações indevidas ou em excesso
| Justiça
Justiça Eleitoral
Coligação de Lula pediu investigação contra o presidente por crimes eleitorais que configurariam abuso de poder político e econômico
| Eleições 2022
Direito Tributário
IN 2.114/22 prevê que alíquotas zero só poderão ser aproveitadas sobre receitas de eventos sociais e culturais e serviços turísticos
| Coluna da Bárbara Mengardo
Internacional
Ainda não há a confirmação de quem será o representante dos Estados Unidos no evento
| Eleições 2022
Relações Internacionais
Vieira informou ainda que Lula quer que o Brasil seja a sede da COP 30, a ser realizada em 2025
, | Eleições 2022
STF
Plenário do STF julga ações que questionam o orçamento secreto
| Do Supremo

source

Leave a reply