STF ordena prisões e buscas para identificar golpistas de 8 de janeiro – Consultor Jurídico
O Supremo Tribunal Federal ordenou o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e outros 16 de busca e apreensao para identificar pessoas que participara, financiaram ou promoveram os atos de vandalismo e terrorismo em 8 de janeiro, nas sedes dos Três Poderes.
Os mandados estão sendo cumpridos nesta sexta-feira (20/1) pela Polícia Federal nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A corporação informou que as investigações terão caráter permanente, sob o nome fantasia de "operação lesa pátria", e que haverá atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A assessoria de imprensa da PF ainda divulgou um endereço de e-mail para quem tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram ou financiaram os atos: denuncia8janeiro@pf.gov.br. Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal.
Revista Consultor Jurídico, 20 de janeiro de 2023, 8h20
3 comentários
ALLira (Outros)
20 de janeiro de 2023, 13h45
A maior operação caça ratos da história brasileira.
Responder
Rami Yuri (Advogado Autônomo – Eleitoral)
20 de janeiro de 2023, 12h49
É bem complicado um site jurídico, postar que pessoas são “golpistas”. Isso não é a função do site Conjur. O que está acontecendo? Sabemos legalmente independente de tudo que isso não é golpe, não são golpistas, são só manifestantes que destruíram patrimônio público.
Golpista? Criticar o sistema eleitoral é crime? Sei que muitos se pautam por bolsonaristas e petistas, mas é isso mesmo? Vale tudo nessa guerra nada ideológica? Estão destruindo o direito, estão destruindo tudo aquilo que levei anos para estudar, não foi fácil. Vê o Brasil se perder, tudo por conta de crítica feitas ao sistema eleitoral? Porque o mesmo não vem as claras e escancara a verdade a todos os rincões do Brasil?
Responder
Luiz Adriano Machado Metello Junior (Advogado Autônomo – Civil)
20 de janeiro de 2023, 17h18
E alerto o colega que pelo comentário de que alguns juristas podem vir e lhe qualificar como “apoiador de terrorista”.
Esse é o “estado democrático de direito” em que vivemos. Também não foi pra isso que eu estudei.