STF prorroga trabalhos de comissão sobre compensação do ICMS – Portal EBC

0
56

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 2 de dezembro os trabalhos da comissão que busca conciliação envolvendo a compensação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos essenciais, como combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.
Desde agosto, representantes dos estados e do governo federal estão se reunindo para tentar chegar a um acordo sobre a questão. Os governos estaduais argumentam que as leis que tratam do ICMS sobre combustíveis atrapalham a programação orçamentária dos estados e derrubam a arrecadação.
Os trabalhos seriam encerrados em 4 de novembro, mas na última reunião, realizada na quinta-feira (3), os estados se comprometeram a apresentar até 10 de novembro uma proposta de compensação à União sobre as perdas na arrecadação de ICMS.
A questão é discutida na ação em que o presidente Jair Bolsonaro defende a limitação da alíquota do tributo nos 26 estados e no Distrito Federal. O impasse jurídico começou após a sanção da Lei Complementar 192/2022, que impede os estados de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.
Edição: Fernando Fraga
No total, são 30 testemunhas a serem ouvidas, além dos interrogatórios individuais dos cinco réus, que precedem as falas finais da acusação e da defesa, antes da decisão dos sete jurados,
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os casos estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.
Novo dispositivo dá mais autonomia financeira à Embrapa, à semelhança do que se pretende oferecer às agências reguladoras do país.
Segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, 34.098.249 pessoas se recuperaram da doença e 81.417 casos estão em acompanhamento.
Comissão tem até 16 de novembro para realizar audiências públicas. A votação final do Orçamento 2023 em sessão do Congresso está prevista para 16 de dezembro.
Brasil, Congo e Indonésia negociam acordo para estabelecer critérios de reconhecimento e remuneração de quem atua na defesa e conservação de florestas tropicais.
Thiego Marques (à esquerda na foto) garantiu uma medalha de prata na categoria até 60 kg para atletas J2 e Rosi Andrade um bronze na categoria até 48 kg para atletas J1.
Pelo texto, são destinados recursos para viabilizar o pagamento de um acréscimo de R$ 200 no programa Auxílio Brasil e o aumento do valor do Auxílio Gás.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, os bloqueios em rodovias federais no último dia de outubro impactaram as vendas no setor.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply