STF – Rachadinha – sessão do dia 10/11/2022 – JOTA
Direito Penal
Plenário do STF julga ação contra o deputado federal Silas Câmara, acusado de desvio de recursos públicos
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta quinta-feira (10/11), a Ação Penal 864. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), com o auxílio de seu ex-secretário parlamentar, teria se utilizado da prática da rachadinha para desviar parte dos recursos públicos destinados à contratação de sua assessoria parlamentar, de janeiro de 2000 a dezembro de 2001. Acompanhe à sessão do STF ao vivo.
Também está na pauta do dia o agravo regimental contra Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 495 que julgou incabível a ação ajuizada contra decisões judiciais que têm garantido a servidores direito adquirido à forma de cálculo do adicional por tempo de serviço em vigor antes da Lei Complementar estadual 33/2003.
O Plenário do STF também pode julgar os segundos embargos de declaração no Recurso Extraordinário (RE) 912.888. Na decisão, o Plenário entendeu que o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incide sobre a tarifa de assinatura básica mensal cobrada pelas prestadoras de serviço de telefonia, independentemente da franquia de minutos conferida ao usuário.
Podem ser julgadas, conjuntamente, a Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 2.110 e 2.111 que questionam alterações feitas pela Lei 9.876/1999 na Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), que alteram regras sobre a contribuição previdenciária de contribuinte individual e cálculo do benefício.
Também pode ser julgado pelo Plenário do STF a ADI 6.593 em que a PGR questiona dispositivos da Lei Complementar estadual 1.333/2018, de São Paulo que classificam as despesas necessárias ao equilíbrio atuarial e financeiro do sistema estadual de Previdência como gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino.
Redação JOTA – Brasília
Compartilhe Facebook Twitter Whatsapp
Tags Newsletter STF STF AO VIVO telefonia móvel
CPC nos Tribunais
STF reafirmou tese de que ministro relator tem poder, mas eficácia se restringe ao caso concreto; isso é constitucional?
Marco Aurélio Peixoto, Rodrigo Becker | CPC nos Tribunais
desigualdade
Medida deve promover melhor qualidade de vida mental, social e econômica para todas as pessoas
Waleska Miguel Batista | Artigos
Diários de um Diplomata
No Brasil, a ideia de República veio aliada à de Federação
Paulo Fernando Pinheiro Machado | Artigos
Pauta Fiscal
Tributação deve também funcionar como indutora de comportamentos
Lara Gurgel do Amaral Duarte Vieira, Ana Paula Ferreira de Almeida Vieira Ramalho | Pauta Fiscal
Tributário
O uso de fundos como ferramenta de recuperação da perda de arrecadação do ICMS pelos estados
Dalton Cesar Cordeiro de Miranda | Artigos
Administração pública
Qual a fronteira do inegociável na ótica jurídica e civilizatória?
Mariana de Siqueira | Artigos