STF suspende julgamento de prisão especial para curso superior – Portal EBC

0
56

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O ministro Dias Toffoli pediu vista ontem (19) e paralisou o andamento do processo.
O julgamento tinha começado na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior.
Em 2015, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a prisão especial para quem tem curso superior. Segundo ele, o grau de escolaridade não tem relação lógica com a distinção na forma de prisão nem com as finalidades buscadas pela Constituição.
No relatório, Moraes escreveu que o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Segundo o ministro, a prisão especial transmite a “inaceitável mensagem” de que pessoas sem nível superior “não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado, no caso, de uma prisão especial” e contrapõe-se aos objetivos da Constituição de construir uma sociedade justa e de reduzir as desigualdades sociais.
O STF não tem prazo para retomar o julgamento. Uma nova data dependerá de quando Toffoli devolverá o pedido de vista e apresentará seu voto.
Edição: Denise Griesinger
As seleções da Bélgica, da Espanha, da Croácia e da Alemanha, que conta com o experiente goleiro Manuel Neuer (foto), entram em campo no Mundial do Catar.
Cerca de metade da força de trabalho da rede social foi demitida, além de executivos do alto escalão. Outras centenas de pessoas teriam desistido como resultado das reformas na rede.
Três dos cinco diretores aprovaram o uso dos imunizantes produzidos pela Pfizer para proteger contra as subvariantes da Ômicron do novo coronavírus.
Desconsideração da personalidade jurídica poderá ser usada quando ficar caracterizada ocorrência de manobras ilícitas por parte dos empresários para não pagar credores.
Levantamento, que traça um perfil sociodemográfico e econômico de produtores e catadores, entrevistou 421 trabalhadores, dos quais 156 usam a plataforma. 
No caso das bancadas estaduais, o valor máximo é de R$ 284,8 milhões por bancada nas emendas impositivas. A comissão aprovou ainda dois projetos de créditos especiais.
Dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central não contemplam as transações de pagamento utilizando dinheiro em espécie. Até 60% das transações foram feitas por celular.
Com as novas informações do Ministério da Saúde, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia soma 35.052.152.
Segundo o secretário especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia o contingenciamento (bloqueio) extra de R$ 5,7 bilhões do Orçamento não afetará o serviço da PF.
A moeda norte-americana anulou a queda de ontem, a bolsa reverteu os ganhos da véspera e voltou a aproximar-se dos 109 mil pontos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply