STF suspende julgamento sobre dados armazenados no exterior – agenciabrasil.ebc.com.br

0
101

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes suspendeu hoje (5) o julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade (ADC) 51, processo que trata do controle dados de provedores de internet localizados no exterior. Não há previsão para retomada da análise da questão. 
No mês passado, a Corte iniciou o julgamento da ação, que foi protocolada em 2017 e envolve decisões de juízes brasileiros que determinam que empresas de internet com sede no exterior, mas que tenham filiais no Brasil, forneçam dados para auxiliar em investigações criminais.
Até o momento, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela constitucionalidade do decreto, mas também admitiu a possibilidade de solicitação direta de acesso a dados de terceiros pelas autoridades brasileiras, conforme o disposto no Marco Civil da Internet. 
Em seguida, os ministros André Mendonça e Nunes Marques não conheceram da ação por falta de legitimidade, mas aceitaram seguir o relator no mérito da questão. 
Na ação, a Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-Nacional), que representa interesses de filiais brasileiras de empresas como Facebook, busca que seja considerado constitucional o tratado de assistência jurídica mútua (MLAT, na sigla em inglês) entre o Brasil e os Estados Unidos, ratificado pelo Decreto 3.810/2001. O acordo prevê uma série de trâmites para a requisição de informações entre os dois países.
A entidade sustenta que a Justiça brasileira não poderia requisitar dados que se encontram nos EUA diretamente a filiais de empresas norte-americanas no Brasil, mas somente por intermédio dos procedimentos previstos no MLAT, caso contrário o tratado estaria sendo descumprido.
Uma das motivações para o caso chegar ao STF foi uma decisão tomada em 2016 por um juiz da comarca de Lagarto (SE), que determinou a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, após a empresa não ter fornecido dados para a produção de provas numa investigação criminal. 
Edição: Maria Claudia
Ao todo, 112 empresas emergentes participarão de oficinas, respondendo a desafios e apresentando soluções. Elas concorrerão a prêmios na Maratona de Impacto Positivo.
Em São Paulo, ponto de encontro foi em frente ao Comando Militar do Sudeste, na região do Parque do Ibirapuera. A Polícia Militar disse que monitora o local com reforço e desvio do trânsito.
As manifestações por todo o país que pedem a morte do líder supremo aiatolá Ali Khamenei representam um dos desafios mais ousados aos governantes do Irã desde a Revolução Islâmica.
Publicado em revista científica, estudo feito pela Unesp e pela USP aponta a existência de 19 milhões de brasileiros adultos que se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero.
David Wayne DePape foi condenado a permanecer preso, sem possibilidade de fiança. Ele se declarou inocente da tentativa de assassinato de Paul Pelosi e de outras acusações.
Podem participar do processo entes privados sem fins lucrativos (associação ou fundação privada) ou entes públicos (autarquia ou fundação pública estadual, municipal ou distrital).
Governo da Rússia anunciou a medida após a Turquia e as Nações Unidas ajudarem a manter o fluxo de grãos ucraniano por vários dias sem a participação russa nas inspeções.
Santa Catarina é o estado com mais bloqueios (36), seguido pelo Paraná (10) e Rio Grande do Sul (3). Interdições ocorrem em maior número em Mato Grosso (30), Pará (17), Rondônia  (12) e Paraná (10).
A Companhia de Engenharia de Tráfego monitora o trânsito nas imediações dos principais cemitérios e faz bloqueios, alterações de sentido de circulação e orientação de trânsito.
Na decisão, a juíza diz que Monique Medeiros aguardará o julgamento em liberdade. Mas considerou que o ex-vereador deve permanecer preso por necessidade de assegurar a ordem pública.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply