STF suspende porte de arma da deputada Carla Zambelli – Portal EBC

0
39

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a autorização de porte de arma da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi do ministro Gilmar Mendes, que deu 48 horas para a parlamentar entregar voluntariamente a pistola.

O prazo para a entrega começa a contar a partir da publicação da decisão. Caso a parlamentar não devolva a arma, será expedido um mandado de busca e de apreensão da pistola e de munições.

Mendes atendeu a um pedido da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, no processo que apura a conduta da deputada. Segundo a Procuradoria-Geral da República, as medidas cautelares são necessárias para impedir a repetição de porte indevido de arma para defesa da honra e resguardar a ordem pública.

Na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, Carla Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem nos Jardins, bairro de São Paulo. O crítico da parlamentar chegou a ser encurralado por apoiadores da deputada em uma lanchonete, mas foi liberado pouco depois. Zambelli descumpriu resolução do Tribunal Superior Eleitoral que proibia o transporte de armas nos fins de semana da eleição.

Na decisão, Mendes destacou que existem indícios de que a arma foi usada “para além dos limites da autorização de legítima defesa”. “Diante dos elementos até então colhidos […], [infere-se] a utilização de arma de fogo para além dos limites da autorização de legítima defesa, desde já afastada a suposta defesa da honra que, além de rejeitada abstratamente pelo Supremo Tribunal Federal, mostra-se incoerente com a dinâmica dos fatos até agora apurados”, escreveu.

O ministro do STF também citou manifestações da deputada na mídia e nas redes sociais sobre a “suposta legitimidade” do comportamento e ataques verbais às instituições democráticas, “em descompasso com as premissas do Estado Democrático de Direito”, para justificar a decisão.
Mendes atendeu ao pedido da PGR e determinou 60 dias para que o Ministério Público tente chegar a um acordo de não persecução penal com Zambelli. Em parecer, Lindôra Araújo tinha afirmado que há elementos no caso que permitem o fechamento desse tipo de acordo, em que um suspeito assume a autoria de crime em troca de cumprir condições estabelecidas pelo Ministério Público, com validação da Justiça. Caso o acordo seja descumprido, a Procuradoria pode novamente oferecer denúncia.

Em manifestação ao STF, a defesa de Carla Zambelli informou que a parlamentar está no exterior, “cumprindo missão oficial da Câmara dos Deputados”, e que só poderá cumprir qualquer tipo de medida cautelar após o retorno ao país. A defesa também argumentou que a deputada teria sofrido ameaças, o que justificaria o saque da arma.
Edição: Nádia Franco
As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram, em 24 horas, 42.681 novos casos de covid-19 e mais 181 mortes complicações associadas à doença. Os dados estão na atualização divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde.
O ex-jogador, que está internado desde 29 de novembro para avaliar terapia quimioterápica, precisou passar por maiores cuidados cardíacos e renais, informa boletim médico.
O gaúcho venceu o uzbeque Akhadov na final dos 73 kg em Israel. Cargnin foi bronze há dois meses no Mundial, e deve terminar o ano entre os quatro melhores do planeta.
Deputados aprovaram segundo turno por 331 a 163. Como foi modificada pelos deputados, a matéria volta para análise do Senado e deverá ser votada ainda nesta quinta.
Recursos autorizados pela Defesa Civil Nacional custearão obras de recuperação em diversos setores em municípios atingidos por desastres naturais em cinco estados.
Policial rodoviário Antônio Fernando Oliveira assumirá a Direção-Geral do órgão, no lugar do Secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Moreira Camata.
Ele estava internado desde o fim de outubro para tratar de uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. Não há informação sobre velório e enterro do artista.
Para UFRJ, responsável pelo espaço, e BNDES, que estruturou o pregão, a ausência de propostas se deve à necessidade de mais tempo para interessados apresentarem um projeto.
Produção estava originalmente prevista para 2023 e foi antecipada pela companhia. Previsão é que a unidade alcançará capacidade máxima de produção no próximo ano.
Nas últimas 24 horas, foram mais de 60 ocorrências no estado do Rio de Janeiro, incluindo cortes de árvores, deslizamentos, inundações e salvamento de pessoas ilhadas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply