STF vai considerar resolução no julgamento do orçamento secreto – Portal EBC

0
70

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski afirmou que a Corte levará em consideração a nova resolução aprovada hoje (16) no Congresso ao decidir sobre a legalidade do chamado “orçamento secreto”. A Resolução muda as regras de repasse de verbas oriundas das emendas de relator (RP9) para tornar esses repasses mais transparentes à sociedade.
“Paralisamos a nossa votação em homenagem ao Senado Federal, ao Congresso Nacional, e agora temos uma resolução e certamente a levaremos em consideração quando retomarmos o julgamento na segunda-feira, às 10 horas”, disse o magistrado a jornalistas, na tarde de hoje. O Supremo já iniciou o julgamento de uma ação de alguns partidos, que entendem que as emendas RP9 são ilegais e não estão previstos na Constituição. Apenas Lewandowski e Gilmar Mendes ainda não votaram.
O apelido de “orçamento secreto” surgiu da ausência de identificação dos deputados e senadores que indicaram a aplicação de tais recursos. Assim, segundo críticos das RP9, as emendas são usadas pelo Executivo federal para cooptar deputados e senadores a votarem matérias de seu interesse em troca de alocações diretas para órgãos públicos.
Segundo o ministro do STF, muitas das preocupações da Corte a respeito dessas emendas, e expressas durante o julgamento, foram atendidas na resolução. Ele entende que a aprovação que ocorreu hoje no Congresso é um fato novo e que deve ser considerado no julgamento.
Até o momento, consideraram o orçamento secreto inconstitucional os ministros Rosa Weber, relatora do processo; Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Já os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Nunes Marques votaram pela possibilidade da adoção das emendas, mas com a aplicação de formas proporcionais de distribuição e de fiscalização. E o ministro André Mendonça votou para manter as emendas de relator ao entender que a decisão política sobre o destino dos recursos orçamentários cabe ao Legislativo.
Edição: Aline Leal
Hoje, 20 produtores fazem parte da Associação Vinhos da Campanha, que reúne profissionais que conseguiu atingir os padrões para usar o selo de indicação de procedência.
Profissionais foram suspensos por causa de uma polêmica envolvendo a publicação de dados públicos sobre o avião do empresário.
A equipe brasileira volta a entrar em quadra no próximo domingo (18) para disputar a medalha de bronze com o vencedor da partida entre Vakifbank e Eczacibasi.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas ou pela internet.
Calendário do programa prevê pagamento a quem tem NIS 6 para a segunda-feira. Mas, desde setembro, quem recebe às segundas podem movimentar o dinheiro no sábado anterior.
A operação também abarca o Parque Madureira, o Parque Radical de Deodoro, a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá. Ao todo, 440 agentes serão envolvidos.
Série de derrotas em 10 meses de combates forçaram Putin a convocar reservistas e geraram críticas públicas de militares e aliados.
Por meio de mensagem numa rede social, Lula escreveu que Francisco é exemplo de “solidariedade e dedicação no combate à fome”.
Segundo o texto, na União Europeia (UE) foram vacinadas 16,1 milhões de crianças com vacinas da Pfizer e 34,1 milhões da marca Moderna.
Proteger as senhas e redobrar os cuidados com o cartão de crédito nas compras em locais de aglomeração estão entre as principais precauções nesta época do ano.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply