Thomas Traumann | Ameaça de recessão vai mudar o eixo do … – Poder360

0
73

Ultrapassado o capítulo do golpismo, governo deve tomar medidas para atenuar desaceleração da economia, escreve Thomas Traumann
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não completou ainda 1 mês e já sobreviveu à uma horda de bárbaros que atacou os símbolos do poder da República, interveio na segurança de Brasília e trocou o comandante do Exército. Nos últimos 25 dias, Lula enfrentou mais turbulência institucional do que nos 8 anos como presidente de 2003 a 2010.
Porém, se conseguir virar a página do golpismo –o que o presidente considera ter conseguido com a nomeação do general Tomás Paiva para o comando do Exército–, Lula terá de enfrentar a sua maior nêmesis, a possibilidade de uma recessão.
Existe um consenso entre economistas de todas as tendências de que a economia está desacelerando. No Boletim Focus, a pesquisa do Banco Central com uma centena de casas bancárias, divulgado na 2ª feira (23.jan.2023), a previsão é que o PIB feche o ano em 0,79%, vindo de um crescimento previsto de 2,9% a 3,1% em 2022.

Vários bancos de investimento estimam que o Brasil terá crescimento zero no 2º e 3º trimestres, podendo ser negativo no 4º. Dois trimestres consecutivos de crescimento zero configuram o que a economia chama de recessão técnica. Mais importante que a terminologia é o efeito político no humor da população.
O único setor que deve se salvar é o agrobusiness, que terá uma safra recorde ajudada pela alta nos preços internacionais, mas o efeito multiplicador da riqueza do agro é reconhecidamente baixo. Para os milhões de trabalhadores das grandes cidades o clima a partir de abril ou maio será de piora, segundo as perspectivas.
Lula foi eleito com 50,9% dos votos, tem uma oposição radicalizada e está governando como se precisasse a todo momento legitimar a vitória com discursos sobre “a necessidade de colocar o pobre no Orçamento”. Para um presidente que dia sim, outro também, reafirma o seu compromisso com os eleitores mais necessitados do Estado, a perspectiva de uma economia em queda é um pesadelo. A pressão sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se tornará mais pesada.
Há pouco o que o governo possa fazer para evitar a marcha lenta da economia nos próximos 9 meses, mas entender que esta será a sua maior prioridade ajuda a entender como ele pretende agir:
Thomas Traumann, 55 anos, é jornalista, consultor de comunicação e autor do livro “O Pior Emprego do Mundo”, sobre ministros da Fazenda e crises econômicas. Trabalhou nas redações da Folha de S.Paulo, Veja e Época, foi diretor das empresas de comunicação corporativa Llorente&Cuenca e FSB, porta-voz e ministro de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff e pesquisador de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Dapp). Escreve para o Poder360 às terças-feiras.

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply