TJBA – TJBA

0
4420

Atualizado em: 26/01/2023 às 14:38

Texto: Ascom PJBA
A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ-TJBA) segue com o projeto “Virando a Página – Remição pela Leitura”, que visa fomentar o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas. A primeira etapa consiste na realização de um seminário estadual, em 10 de fevereiro, a fim de sensibilizar e dialogar com os atores do sistema.  
Inscreva-se! 
A iniciativa tem em vista a Resolução 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que a pessoa privada de liberdade tem o direito de remir, isto é, diminuir, quatro dias de pena para cada obra literária lida, respeitando o limite de 12 por ano. Nesse sentido, a CGJ irá estimular a criação de comissões de validação de leitura, requisito necessário para avaliar as resenhas elaboradas pelos reeducandos. 
Conforme o Corregedor-Geral José Edivaldo Rocha Rotondano, o projeto objetiva não só estimular a leitura nos conjuntos penitenciários baianos, como também garantir o acesso universal aos livros. 
“O projeto objetiva, sobretudo, contribuir para a ressocialização do apenado na sociedade por meio da educação, de modo a evitar que ele volte a cometer novos crimes. A reincidência ocorre, em grande parte dos casos, por falta de oportunidade, seja de estudo ou emprego, ao egresso do sistema penal”, afirma o Desembargador Rotondano.  
É importante salientar que o Virando a Página é a principal iniciativa da gestão para o ano de 2023. Uma das inovações do projeto está na proposta de realizar rodas de leitura com os apenados, das quais o Corregedor-Geral participará na ocasião de visitas aos presídios.    
Pretende-se, por meio dessa ação, que a Bahia figure como modelo a ser adotado nos demais Estados, apresentando o projeto como boa prática nos encontros promovido pelo Colégio Permanente de Corregedores Gerais do Brasil- CCOGE. 
Seminário 
O seminário “Virando a Página – Remição pela Leitura” acontece no dia 10 de fevereiro, no Auditório Desembargadora Olny Silva, situado no prédio-sede do TJBA – Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação é voltada para os servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), bem como os juízes e servidores das Varas de Execução Penal. 
Ressocialização  
Além da remição, a Corregedoria-Geral do TJBA tem promovido casamentos nos presídios, por meio do Projeto “Amor, fonte transformadora de destinos”. A primeira edição ocorreu ano passado no Conjunto Penal de Barreiras. A segunda ocorrerá na sexta-feira (27), no conjunto penal de Valença.   
Convém lembrar que, no eixo ressocialização, também existe a possibilidade de remir a pena por meio do trabalho e do estudo.   
 
Descrição da imagem: card ilustrativo para representar o projeto Virando a página [fim da descrição].     
#pracegover #pratodosverem 

Atento à relevância de cuidar da saúde mental e emocional, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da…


Atento à relevância de cuidar da saúde mental e emocional, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da…

Edson Souza deixou as lágrimas rolarem ao receber das mãos do Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano,…


Edson Souza deixou as lágrimas rolarem ao receber das mãos do Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano,…

“Vamos falar de saúde mental: ressignificação, resiliência e superação”, este será o evento promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia…


“Vamos falar de saúde mental: ressignificação, resiliência e superação”, este será o evento promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia…
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aplicativos mobile, para melhorar sua experiência na utilização de nossos serviços online, personalizar publicidade e recomendar conteúdos interessantes. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse procedimento. Para melhor entendimento conheça nossa Politica de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

source

Leave a reply