Tríplice Coroa do Cruzeiro e ano mágico de Alex completam 20 anos – Yahoo Esportes

0
55

Cris sabe qual foi o momento em que um dos maiores times da história do Cruzeiro e do futebol brasileiro começou a ser formado. Foi ao sofrer uma goleada no ano anterior.
“Eu lembro que a gente levou um 4 a 1 do Santos no Brasileiro de 2002. E não vimos a cor da bola. O Vanderlei ficou muito irritado com o que aconteceu e disse que em 2003 tudo seria diferente. E foi mesmo”, recorda-se o zagueiro.
Leia também:
Torcedores picham sede social do Palmeiras
Mbappé imita gesto obsceno de Martínez e viraliza
Paulistão: jogo é marcado por auxiliar indo a banheiro
Nascia ali o Cruzeiro campeão da tríplice coroa, uma campanha que completa 20 anos em 2023. Três títulos possíveis por causa da esperteza de Vanderlei Luxemburgo, do excesso de talentos da equipe e pelo futebol inesquecível de Alex. Foi a melhor temporada da sua carreira, quase 12 meses após ter sido ignorado por Luiz Felipe Scolari na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2002.
A resposta dele foi comandar o Cruzeiro nas conquistas do campeonato mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro. Desde o Santos de 1962 (vencedor do Paulista, Taça Brasil, Libertadores e Mundial) um clube não dominava tanto o futebol nacional.
“Depois de não ter sido convocado para a Copa, eu vivi uma fase mágica no Cruzeiro, joguei com raiva de tudo e de todos. Conquistei títulos, reencontrei minha paz até que dobrei a esquina de novo”, ele escreveu ao site The Players Tribune.
Foi uma percepção compartilhada por seus colegas de equipe.
“Alguém teria trabalho para me provar que o Alex não foi o melhor jogador do mundo em 2003. O que ele jogou naquele ano não existe. O Zidane foi escolhido pela Fifa mas acho que em 2003, o Alex jogou mais”, defende o zagueiro Edu Dracena.
O camisa 10 fez 39 gols pelo time mineiro na temporada, apesar de não atuar como atacante. Desse total, 23 foram anotados na primeira edição do torneio nacional em pontos corridos. Ele é o maior artilheiro da história do Cruzeiro em uma edição do campeonato. Alex, Deivid, Aristizábal e Mota fizeram 129 dos 179 gols marcados na temporada.
“Aquele time era uma máquina. A gente se conhecia tão bem em campo que em vários jogos entramos já com a certeza da vitória. Falaram que o Santos, campeão de 2002, era nosso maior adversário. Mas ganhamos deles na Vila e no Mineirão”, lembra Deivid.
Para enfraquecer o principal rival na briga pelo título nacional, Luxemburgo usou, além da alternância entre o 4-4-2 e o 3-5-2, a malandragem. Ele sabia que a maior deficiência do Santos era o comando de ataque. Sem um camisa 9 de verdade, dificilmente os paulistas alcançariam o Cruzeiro na liderança.
Foi por isso que o técnico entupiu seu elenco de centroavantes. Todos os nomes que a mídia colocava como possíveis contratações do Santos, o Cruzeiro se antecipava. Mesmo que não precisasse. Além de Deivid e Aristizábal, a diretoria mineira contrato Mota, Marcio Nobre e Alex Alves. O alvinegro disputou quase todo o Brasileiro com o volante Fabiano, genro de Luxemburgo, improvisado no ataque.
Quando conseguiu reforços no mercado, foram os desconhecidos Val Baiano e Marcelo Peabiru. Eles não anotaram nenhuma vez pelo Brasileiro.
“Eu achei que ia para o Santos. Estava quase tudo certo. Mas meu empresário depois disse que o Cruzeiro tinha aparecido oferecendo bem mais e que o Vanderlei me queria no clube. Decidi ir para lá”, ressalta Alex Alves.
Os pontos corridos foram a especialidade do Cruzeiro em 2003. Mesmo estadual aconteceu nesta fórmula pouco usual para o Campeonato Mineiro, conquistado por uma rodada de antecipação.
“Fomos campeões invictos. Para dizer a verdade foi mais um treino do que qualquer outra coisa, Serviu para a gente ajeitar o time melhor e acertar detalhes”, definiu o lateral Maurinho, contratado após ser campeão brasileiro pelo Santos de 2002.
Na última rodada, na goleada por 4 a 0 sobre o Tupi, no Mineirão, Alex usou a camisa 14 em vez da 10. Era alusão ao fato de que o Cruzeiro conquistava pelo menos um título pelo 14º ano consecutivo.
Assim como o Mineiro, a Copa do Brasil também foi obtida de maneira invicta e a vítima final foi o Flamengo por 3 a 1, no Mineirão. O jogo que entrou por folclore pela estratégia de Luxemburgo para motivar o zagueiro Gladstone. Entregou-lhe uma fralda e uma camisa do Cruzeiro para ele decidir se seria homem em campo ou se continuaria ser um bebê. Na época, o defensor tinha 18 anos.
“Ninguém entendeu muito bem. Mas deu certo”, diverte-se Deivid.
Vinte anos depois, a campanha daquela equipe ainda marca a vida de quem esteve presente. Houve quem tenha atingido ali o ápice da carreira, como o lateral Leandro. Outros continuaram a vencer, mas nunca se esqueceram.
“Foi marcante. Uma equipe incrível que teve uma temporada mágica. Volta e meia as pessoas me lembram desse Cruzeiro e as lembranças são emocionantes, muito boas mesmo”, resume Edu Dracena.
Clube paranaense avançou em tratativas com o alvinegro nas últimas horas e já tem acerto com o jogador
Em visita à Argentina, Lula afirmou que o ano de 2022 foi positivo para a economia do país vizinho. Mas a informação contraria resultado dos principais indicadores econômicos.
Com bastante problema no meio de campo contra o São Bernardo, Gabriel Carabajal pode ser opção para Odair Hellmann
A partida será válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista
Michael Jordan e Scottie Pippen foram colegas de Chicago Bulls durante o período glorioso da franquia.
Lusa retorna depois de período afundada na segunda divisão. E rival da vez é um velho conhecido da Rubro-Verde em decisões e jogos de impacto
HONG KONG (Reuters) – As infecções diárias por Covid-19 na China atingiram um pico de mais de 7 milhões por volta de 22 de dezembro, enquanto as mortes chegaram a um pico de mais de 4.000 por dia em 4 de janeiro, informou o Centro para Controle e Prevenção de Doenças do país nesta quarta-feira.
Situação de emergência no território indígena vem mobilizando associações a criarem campanhas de arrecadação de recursos e mantimentos
Luis Enrique está mais perto de treinar a Seleção Brasileira e muita gente reclama que ele não tem tamanho para treinar o Brasil.
(Reuters) – Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram na semana passada com a redução da demanda por combustíveis e atingiram o nível mais alto desde junho de 2021, informou a Administração de Informação de Energia (AIE) dos EUA nesta quarta-feira. Os estoques de petróleo aumentaram em 533.
Criança teve ombro fraturado e precisou passar por cirurgia
Técnico troca conhecimento com grande pessoal, Tite, e tem na bagagem títulos e acessos em Campeonatos Brasileiros
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois da reunião dos dirigentes sindicais com a Americanas nesta terça-feira (24), a empresa não descartou demissões. Em nota, a companhia afirma que "é comum que haja reestruturação" e diz que se compromete a manter os trabalhadores e outros públicos informados. Segundo Ricardo Patah, presidente da central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores), o plano de fazer uma manifestação na próxima semana está mantido. "Devemos fazer um grande ato no Rio para pression
Arena promete ser um dos maiores centros esportivos do Nordeste e terá projeto social
O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, inaugura nesta quarta-feira (25) mais um espaço expositivo, destinado a mostras temporárias. Para marcar o aniversário da cidade de São Paulo, celebrado hoje, e também a inauguração do novo espaço, o museu abre a exposição Memórias da Independência. A nova mostra do Museu do Ipiranga pretende dialogar com o público sobre os processos que levaram o Brasil a declarar independência de Portugal, discutindo sobre o mito de que o fato tenha ocor
Somente 13,9% das mulheres trans e travestis possuem emprego formal.
Gestor celeste diz que foi 'pego de surpresa' e garante punição, em caso de reincidência
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A varejista Americanas, em recuperação judicial desde o último dia 19, conseguiu na Justiça desbloquear R$ 1,2 bilhão na sua conta que estavam em poder do BTG Pactual. No último dia 18, o banco havia conseguido um mandado de segurança, assinado pelo desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para reter R$ 1,2 bilhão, como forma de se proteger de um possível calote da varejista. A medida foi
Em Aftersun, de Charlotte Wells, vemos a relação de uma garota com o pai durante uma viagem de férias à Turquia a partir de suas memórias e gravações em VHS
A série The Manifest usa o conceito de relâmpago negro como um fator-chave em sua narrativa. Essa poderosa descarga de raios gama é baseada em um fenômeno real

source

Leave a reply