TSE dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem – EBC

0
33

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de cinco dias, contados a partir da citação manifestada no despacho publicado em 21 de janeiro, para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma postagem na qual questionou o resultado das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República.
Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Gonçalves acolheu pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, que teve Lula como cabeça de chapa para as eleições presidenciais.
A petição apresentada pela coligação argumentou que os “atos atentatórios” contra o sistema eleitoral brasileiro tiveram como objetivo “abalar a normalidade e higidez do pleito, para, assim, deslegitimar o sufrágio eleitoral democrático e seguro, incutindo nos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema eleitoral e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito”.
A postagem citada – publicada em perfil oficial do ex-presidente dois dias após os atentados contra as sedes dos Três Poderes em Brasília – questionou o resultado das eleições 2022 com dizeres “Lula não foi escolhido pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE”.
A petição cita, também, a apreensão na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, de uma “minuta de decreto destinada a instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral e alterar o resultado das Eleições Presidenciais de 2022”.
No despacho do TSE, Gonçalves acrescenta que, com relação à minuta, a petição argumentou que “o absurdo ensaiado pelo ex-ministro do investigado Jair Bolsonaro chegaria a: quebrar o sigilo de correspondência e comunicação telemática e telefônica de ministros dessa Corte Especial; restringir o acesso à sede desse e.TSE; e prender alvos por ‘crime contra o Estado”.
“É conveniente, portanto, que a intimação para que os investigados se manifestem a respeito dos fatos ora relatados se faça de modo concomitante com a citação”, complementou o ministro ao determinar o prazo de cinco dias para a manifestação do ex-presidente.
Edição: Kleber Sampaio
O índice Ibovespa, da B3, que chegou a subir 0,86% por volta das 10h45, impulsionado por ações de petroleiras e mineradoras, fechou aos 111.737 pontos, com queda de 0,27%.
Dados do Observa Infância mostram que, em 2022, país registrou 2.754 internações de bebês por desnutrição. Bahia e Salvador concentraram 480 e 159 internações respectivamente.
Presidente deu a declaração em evento com empresários na Argentina. País é o 3º maior destino das exportações brasileiras e o principal mercado dentro da América Latina.
Treinador da seleção feminina de vôlei foi escolhido como melhor dos esportes coletivos, e Siqueira, instrutor de Alison dos Santos (campeão mundial de atletismo) nas modalidades individuais.
O Museu da Língua Portuguesa passa a disponibilizar uma versão virtual da mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que aborda as línguas e culturas indígenas do Brasil.
Massacre em um salão de dança, ocorreu no Ano Novo Lunar. Ataque foi cometido na noite de sábado por um homem identificado pela polícia como Huu Can Tran, de 72 anos.
As pessoas que frequentam o local também temem que a prefeitura adote uma política de internações forçadas, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil
Documento encontrado na casa de Torres sugere um decreto de estado de defesa para ser cumprido no TSE cujo objetivo seria mudar o resultado das eleições de 2022.
Nas denúncias, Procuradoria-Geral da República acusa investigados dos crimes de incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais e de associação criminosa.
Declaração assinada pelas ministras da Saúde do Brasil e da Argentina destaca busca da igualdade e equidade de gênero e acesso a direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Leave a reply