VEREADOR CONCEDE MEDALHA THOMÉ DE SOUZA AO INVESTIGADOR DA POLÍCIA CIVIL.
O vereador Alexandre Aleluia (PL) encaminhou à Câmara Municipal de Salvador (CMS) um projeto de resolução nº 113/2023, que dispõe sobre a concessão da Medalha Thomé de Souza ao investigador da Polícia Civil (PC), Vockton Carvalho Freire, que esteve na linha de frente da megaoperação no bairro de Valéria. Na ocasião, ele foi atingido por um estilhaços de um disparo.
A proposta foi apresentada à Casa Legislativa, conforme consta no Diário Oficial (DOL). Para justificar a homenagem, o parlamentar relembrou a participação do agente de segurança na ação policial, assim como faz um resumo da sua trajetória à frente da PC. De acordo com Aleluia, a condecoração é uma “forma de honrar e agradecer a ele por sua excepcional contribuição para a segurança pública do Estado da Bahia”.
“Vockton Carvalho Freire é um policial exemplar, cuja carreira tem sido marcada por um compromisso incansável com a proteção e segurança dos cidadãos da Bahia. Sua trajetória é marcada por realizações notáveis e contribuições significativas para a força policial e para a comunidade em geral”, diz um trecho do texto.
A medalha Thomé de Souza é considerada a mais alta honraria da Casa, concedida para pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador, escolhidas a critério da Mesa Diretora da Câmara.
Relembre o caso
No último dia 15 de setembro, as forças de segurança montaram uma megaoperação para conter o avanço das organizações criminosas no bairro de Valéria, na capital baiana. A ação integrada entre as polícias Federal, Civil e Militar resultou na morte do policial federal Lucas Caribé. Na ocasião, Vockton Carvalho Freire foi atingido no olho por estilhaços de arma de fogo.
FONTE: bahiaba.