Xavante de 2023 se apresenta na tarde desta quarta ao torcedor – Diário Popular
Seca provoca diversos focos de incêndio na região |
Clube Comercial enfrenta deterioração contínua |
Investimento em infraestrutura pode chegar a R$ 35,5 milhões em 2023 |
Teste
03/01/2023 19:27
Foto: Italo Santos – GEB – Rogério Zimmermann deve dar minutos a todos os atletas disponíveis, mais uma vez
Por Gustavo Pereira
gustavo.pereira@diariopopular.com.br
Dezessete dias antes do início do Gauchão 2023, o novo elenco do Grêmio Esportivo Brasil atuará nesta quarta (4) pela primeira vez diante do torcedor rubro-negro. Às 16h30min, no Bento Freitas, o Xavante volta a encarar o Novo Hamburgo, em mais um amistoso de pré-temporada. Sócios em dia têm entrada gratuita, e o público em geral paga R$ 10 pelo ingresso, com acesso pela rampa.
No último dia 30, no Estádio do Vale, o time de Rogério Zimmermann empatou por 1 a 1 com o Anilado. Após a equipe da casa sair em vantagem, o zagueiro João Marcus deixou tudo igual, de cabeça. O Brasil treinou apenas duas vezes desde a partida no Vale dos Sinos, e a comissão técnica deve repetir o que fez contra Noia e Grêmio Sub-20 (jogo-treino anterior): dar minutos a todos os atletas.
Em entrevista coletiva realizada nesta terça, Zimmermann disse esperar uma partida parecida. O treinador exaltou a importância de os jogadores experimentarem um teste no campo da Baixada – que, aliás, apresenta estado bem melhor em relação ao trazido pelo DP em reportagem há 18 dias.
“Você precisa passar por esse processo. Jogar pela primeira vez no gramado do Bento Freitas, jogar diante do torcedor pela primeira vez. Algumas situações que você não consegue reproduzir no treino, e é isso que vai formatando uma equipe. É importante para ter as referências do estádio, na hora de chutar em gol, por exemplo”, avaliou RZ.
Alternativas táticas
Perguntado sobre a versatilidade dos sete meio-campistas contratados até agora, Rogério destacou que as diferentes características deles permitem a troca da plataforma tática de acordo com o cenário. Sob a ótica do técnico, Amaral e Chicão têm perfil de “primeiro homem”, enquanto Denis Germano e Luiz Felipe, apesar de distintos entre si, são os mais indicados para atuar como meia avançado.
A ampliação do leque de possibilidades de composição do time em campo, inclusive, foi enfatizada por Zimmermann ao falar da construção do plantel. São, por enquanto, 23 peças. “Com a chegada do Jonathan Bocão e do Guilherme [Nunes], completamos pelo menos dois jogadores por posição. Estava faltando um lateral-direito. Temos quatro zagueiros, dois atacantes com características diferentes, jogadores de lado…”, exemplificou.
Ainda a respeito do grupo de atletas, RZ afirmou não querer “gastar energia” projetando uma equipe ideal para o Campeonato Estadual. Ele ressaltou que mais dois ou três reforços devem ser anunciados nas próximas semanas, e foi enfático ao elogiar a vontade de todos em vestir a camisa xavante.
“Zelo” ao contratar
“Quando o torcedor vier amanhã [quarta] ao estádio, vai olhar para dentro de campo e tem que entender que aqueles caras foram os caras que escolheram o clube. E escolheram o Brasil porque é o Brasil. Eles escolheram o Brasil em um momento em que o Brasil não está bem. Escolheram pela torcida”, sustentou.
Principal responsável pela montagem do elenco ao lado do gerente de futebol Luis Fernando Hannecker e do vice de futebol Ricardo Fonseca, o treinador mencionou o “zelo nas contratações”. E fez questão de enaltecer os currículos dos últimos dois reforços: o lateral-direito Jonathan Bocão, com passagens por Goiás, Avaí e Vitória, e o meio-campista Guilherme Nunes, formado na base do Santos e que chegou a disputar Libertadores e Brasileirão pelo Peixe em 2020.
A uma vitória das 200
Considerando amistosos e duelos competitivos, Rogério Zimmermann está a um triunfo de chegar aos 200 pelo Brasil. Conforme dados do Plantão Sidney Kwecho, o treinador soma 432 partidas à frente do Rubro-Negro, atrás apenas de Paulo de Souza Lobo, o Galego. “São números impressionantes”, refletiu RZ.
Leandro Leite de saída
Recém-aposentado, Leandro Leite não deve seguir como coordenador técnico do Xavante. Na entrevista coletiva, Zimmermann disse não ter conhecimento da situação, mas admitiu a existência de “questões particulares” envolvendo o ex-volante. Procurado pela reportagem, o capitão dos acessos nacionais do Brasil não retornou até a publicação desta matéria.
Transmissão
Via site diariopopular.com.br, o Diário Popular acompanhará o amistoso entre Brasil e Novo Hambugo em tempo real. Por meio da plataforma insports.tv, a TV Xavante transmite o jogo com imagens.
Prováveis escalações
Brasil: Marcelo Pitol; Luís Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira; Amaral, Thiago Henrique e Luiz Felipe; Rafael Souza, Rone e Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.
Novo Hamburgo: Lucas Maticoli; Itaqui, Kesley, Erik e Brenno Lorran; Luiz Meneses, Nikolas e João Lucas; Dionathã, Wellissol e Lucas Gaúcho. Técnico: Gabardo Júnior.
Horário: 16h30min desta quarta.
Tempo real: diariopopular.com.br.
Transmissão: insports.tv.
Local: Bento Freitas.
Carregando matéria
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
clique aqui para efetuar o login
Pelé é sepultado após cortejo por ruas de Santos
© 2022, Suita Sistemas. Todos os direitos reservados