Xodó de Jorge Jesus foi campeão da Libertadores no Flamengo e comprado pelo City; hoje, brilha na Espanha e encara o Barcelona – ESPN.com.br

0
46

Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
Evandro Mota, que fez parte da comissão de Jorge Jesus, é o Bola da Vez deste sábado, às 21h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ (1:40)
Campeão da Conmebol Libertadores em 2019 pelo Flamengo, o volante Vinicius Souza, do Espanyol, vive a expectativa de jogar pela primeira vez contra o Barcelona por LaLiga, neste sábado. O dérbi da Catalunha terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, às 10h (de Brasília).
“Quando você chega no Espanyol já falam muito do dérbi. É uma partida diferente, a semana, a motivação. Ansioso para jogar o meu primeiro. Realização de um sonho jogar uma partida dessas no Camp Nou e representar essa camisa tão bonita do Espanyol. Espero jogar bem e sair com a vitória”, disse à ESPN.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

“Temos que mostrar nosso jogo e tentar botar nosso ritmo. Com certeza eles também vão respeitar a gente. Espero que seja um jogo bonito”.
Líder de bolas recuperadas do Campeonato Espanhol, o brasileiro é titular e um dos destaques da equipe catalã.
“Quando cheguei, tentei me adaptar o mais rápido possível ao que o treinador me pedia. Foi tudo muito bem planejado. Eu pensava em jogar todas partidas. Sempre vou dar meu máximo”.
Após ficar duas temporadas na Bélgica, Vinicius chamou bastante atenção pela rápida adaptação à Espanha.
“Barcelona é um pouco como o Rio de Janeiro. Sempre com sol e as pessoas sorrindo. Parece que estou em casa”.
“Fui super bem recebido. Somos um grupo bem unido. Estamos juntos nas folgas, então passamos mais tempo juntos do que com a própria família. Está sendo também com uma família estar ao lado deles. Eu me dou bem com todos. Estou aprendo espanhol e hoje já consigo falar bem melhor”.
Outro fator que ajudou no sucesso do volante foi ter sido treinado por Jorge Jesus nos tempos de Gávea.
“Os trabalhos de atacar defendendo e estar com o corpo bem posicionado são coisas que aprendi no Flamengo. Não só com o Jorge Jesus, mas desde a base. Fazíamos muitos trabalhos individuais. Então, quando cheguei aqui, foi muito mais fácil”.
Vinicius, que também jogou pela seleção brasileira de base no Torneio de Toulon, na França, foi comprado em 2020 pelo City Football Group – dono do Manchester City – e foi repassado ao Lommel, da segunda divisão da Bélgica. Depois, jogou a elite belga pelo KV Mechelen antes de ir ao Espanyol, no meio de 2022.
“Quando cheguei na Europa, vi que era bem diferente do Brasil. Jogo muito mais rápido. Tinha que ter muita mais força e pensar rápido. Montei uma equipe que me ajuda diariamente desde o controle do sono até a alimentação. Isso me ajudou muito”.
Atualmente, o time catalão está na 16ª posição de LaLiga, com 12 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento.
“Temos uma excelente equipe. As coisas não se encaixaram tão rápido. Estamos sempre nos cobrando nos treinos para melhorarmos. Erros individuais, que também tive com relação a escanteio, por exemplo, trabalhamos para nos ajudarmos”.
Contratado por empréstimo de um ano pelo Espanyol, o brasileiro é seguido de perto pelo City.
“Diariamente conversam comigo. Muito vídeo de jogo, de treino e trabalhos individuais em casa, que me passam e faço com meu preparador físico”.
“No primeiro ano (na Europa) eu pensava mais nisso (no futuro), mas hoje isso não me incomoda. É uma motivação. Vim ao Espanyol fazer meu trabalho e ajudar a todos. E o futuro a Deus pertence”.
Fã de Casemiro, que fez enorme sucesso no Real Madrid antes de ir para o Manchester United, Vinicius espera seguir os mesmos passos do volante.
“É um cara de tirar o chapéu, não só em roubos de bola, mas também em termos de posicionamento. Jogando com um só volante, ele consegue estar dos dois lados sempre e chegando no momento certo. Se um dia eu puder ter esse entendimento de posicionamento do Casemiro, será perfeito”.
“Esse momento que estou vivendo no Espanyol está me ajudando muito a poder sonhar de verdade com seleção brasileira. Sonho em poder ter uma oportunidade. Claro, tenho que trabalhar aqui para ter essa chance”, finalizou.
Barcelona x Espanyol terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, no sábado (31), às 10h (de Brasília).

source

Leave a reply