Futebol no Catar e distração nos estudos – 27/11/2022 – Diário do Grande ABC
Segunda-Feira, 28 de Novembro
|
diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396
Futebol no Catar e distração nos estudos
Copa do Mundo pode atrapalhar a concentração na escola; com disciplina dá para manter o foco
Da Redação
27/11/2022 | 10:07
A bola já está rolando na Copa do Mundo do Catar. E desta vez a maior competição do futebol do planeta ocorre justamente no fim do ano letivo, período em que normalmente crianças estão em período de avaliação nas escolas e já vivem a expectativas das férias. Os estudos ganham a concorrência dos lances executados pelos craques e dos gols que causam alegrias ou lamentações. E com isso é bem difícil manter o foco nos estudos.
“A garotada normalmente fica bem ansiosa no fim de novembro, por causa das férias de verão. Com a Copa, a tendência é que essa animação aumente, o que pode atrapalhar os estudos nessa reta final. No entanto, com disciplina e sabendo organizar o gasto de tempo, é possível estudar com qualidade e ainda se divertir trocando figurinhas e torcendo pela Seleção”, explica Bruno Piva, CEO e fundador da Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a terem autonomia nos estudos.
O profissional dá algumas dicas para os pais e para as crianças aproveitarem os jogos do Mundial do Catar, mas sem se complicar na escola.
A primeira delas é determinar um tempo para estudos. “É importante ter uma rotina, ter uma noção do que deve ser estudado a cada dia, além da realização das tarefas, e seguir esse planejamento, mesmo que por meio de estímulos no começo, para depois isso ocorrer de forma orgânica”, diz Piva.
A segunda é ter uma definição das metas a serem alcançadas. “Quando falamos em metas de estudos, precisamos ser realistas. Não adianta colocar a leitura de 50 páginas num dia para uma criança que não possui o hábito de ler. O bacana é traçar metas realistas e ir mexendo nelas ao longo do tempo, conforme se percebe a evolução. Aumentando os desafios gradativamente, as metas ficam fáceis de alcançar, mostram o desempenho da criança e provam pra ela mesma como é capaz e pode ir além”, explica.
A terceira dica é fazer pausas para descanso. É comprovado que realizar paradas após longos períodos de estudo é benéfico para não sobrecarregar o cérebro e aproveitar ao máximo o que é estudado. As pausas podem ser feitas a cada 25, 30 ou 45 minutos. “O importante é não permanecer mais de uma hora estudando sem parar. Outro ponto a se atentar é entender que a pausa nos estudos não é o momento para assistir televisão ou mexer no celular, mas sim para atividades que não irão bombardear o cérebro com mais informações e desviar o foco já estabelecido”, alerta Piva.
A última das dicas é priorizar o descanso para a absorção do conhecimento. Já é algo repetitivo e de conhecimento geral, mas dormir cerca de oito horas por noite traz diversos benefícios, inclusive o de melhor rendimento na escola. “Enquanto estamos dormindo, nosso cérebro faz uma espécie de limpeza, revendo as novas informações que foram absorvidas e mantendo as que ele julga que serão úteis no futuro. Para que esse processo de comunicação entre os neurônios ocorra de forma eficiente, é necessário que o horário de sono seja priorizado”, ressalta.
Piva ainda orienta a e evitar telas – do celular, TV, tablet ou computador – por pelo menos 30 minutos antes de deitar e de trocar o celular e o tablet por um livro, sempre que isso for possível.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.
De olho no seu caminho
+
Confira como está o trânsito na sua região
Redes Sociais
+
Cadernos
Colunas
DGABC TV
Publicidade
O Jornal
Copyright © 1995-2022 – Todos direitos reservados
Copyright © 1995-2017 – Todos direitos reservados