Bolsonaro aposta em Michelle, campeões de voto e pastores no Nordeste – UOL

0
33

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O presidente Jair Bolsonaro (PL) escalou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e campeões de votos nas eleições proporcionais para tentar reduzir a diferença para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste.
O petista obteve 12,9 milhões de votos a mais que Bolsonaro na região, o que compensou as derrotas de Lula no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.
A ofensiva em busca do eleitorado nordestino envolve, além de Michelle e puxadores de voto, pastores. Na sexta-feira (14), a primeira-dama deu início a uma caravana com parlamentares mulheres no Nordeste. Pelo menos sete capitais devem ser visitadas pelo grupo: Teresina (PI), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Maceió (AL).
Michelle é acompanhada pela senadora eleita pelo Distrito Federal e ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), além da deputada Celina Leão (PP), vice-governadora eleita do Distrito Federal e líder da bancada feminina na Câmara.
A ex-ministra da Agricultura e senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), e outras aliadas, como as deputadas Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), devem se juntar ao grupo. A campanha de Bolsonaro alugou um jatinho para que Michelle percorra até quatro capitais em um só dia.
Lideranças religiosas, comunitárias e políticas foram acionadas pela campanha para mobilizar a população nos eventos com a primeira-dama.
A ideia é que o grupo liderado por Michelle auxilie o mandatário a reverter a baixa aceitação na região e também no eleitorado feminino. Na avaliação da campanha, essas aliadas do presidente também podem ter um papel decisivo para que seja ampliada a diferença de votos de Bolsonaro entre os evangélicos, que representam parcela expressiva da população brasileira
Evangélica da Igreja Batista Atitude de Brasília, Michelle adotou discursos de tom religioso nas cidades do Norte, por onde a caravana já passou, e repetiu a fórmula em Teresina nesta sexta.
“A mensagem que queremos passar é que as mulheres respeitam e reconhecem o trabalho do presidente Bolsonaro. Agora [no segundo turno] estamos mais livres, pois já fomos eleitas e podemos nos dedicar à campanha do nosso presidente”, afirmou Damares.
O próprio Bolsonaro visitou Recife (PE) nesta semana, com os pastores Silas Malafaia, deputado Marco Feliciano (PL-SP) e senador eleito Magno Malta (PL-ES).
A ideia é intensificar a presença no Nordeste para conseguir apresentar as realizações do atual governo. Um material de campanha exclusivo para a região, por exemplo, deve mostrar Bolsonaro como solução para alavancar o crescimento nos estados nordestinos e mitigar os índices de pobreza.
Para isso, o plano é fazer uma comparação entre o Bolsa Família, criado nos governos do PT, e o Auxílio Brasil, que foi ampliado e paga atualmente R$ 600.

A aposta da campanha é que no segundo turno aliados do presidente irão se empenhar mais na busca por votos. Isso porque, devido à liderança de Lula na região, muitos candidatos bolsonaristas deixaram de lado as imagens do presidente a fim de não perder votos petistas.
Segundo Celina, a partir desta quarta (19) o grupo encabeçado por Michelle seguirá para o Sudeste –que terá prioridade na campanha por causa da quantidade de eleitores. A ideia é percorrer pelo menos as capitais dos quatro estados da região.
O time bolsonarista deve ser reforçado ainda pelo vereador Nikolas Ferreira (PL-MG), candidato a deputado federal mais votado do país neste ano. Ele deve rodar seis capitais do Nordeste para ajudar o presidente, com um discurso voltado principalmente para os eleitores jovens. Nikolas publicou um vídeo nas redes sociais ao lado de Bolsonaro para convocar a militância.
“A gente vai rodar de 20 a 27 o Nordeste inteiro para a gente virar os jovens, os votos deles, para poder realmente votar no presidente Bolsonaro. Juventude pelo Brasil”, afirmou Ferreira.
Em outra frente, a campanha aposta no governador reeleito Romeu Zema (Novo) para virar o jogo em Minas Gerais. A avaliação é que a ajuda do governador mineiro pode ser fundamental para reverter a derrota sofrida para o petista no primeiro turno no estado.
Menos de 48 horas após a divulgação do resultado das urnas, o governador de Minas desembarcou em Brasília e concedeu uma entrevista à imprensa ao lado de Bolsonaro para fazer a declaração de apoio.
Além disso, ambos afinaram agendas conjuntas em Belo Horizonte e Zema tem ajudado a angariar apoio de prefeitos para a reeleição do presidente. A estratégia do mineiro para virar votos é lembrar os eleitores do estado a crise fiscal da época do governo de Fernando Pimentel (PT).
Além de ser o segundo maior colégio eleitoral do país, o estado é uma espécie de espelho do Brasil e o resultado local costuma refletir o placar das urnas no plano nacional.
Essa fama se confirmou novamente no primeiro turno deste ano. No geral, Lula fez 48,4% contra 43,2% de Bolsonaro, enquanto em Minas Gerais o resultado foi 48,29% para o petista contra 43,6% para o atual mandatário.
Por isso, a análise na campanha de Bolsonaro é que uma virada em Minas seria essencial para o projeto de vencer as eleições.
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
Cidadania global: formação para além do bilinguismo
Brilho eterno: Tiffany cresce e planeja dobrar vendas no Brasil
Entenda o que é deep fake e saiba como se proteger
Seminário aponta caminhos para acelerar a transição energética
Cursos de direito devem romper com passado e ampliar aprendizado
Rastreamento pode reduzir mortes por câncer de pulmão
Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos
Abertura do mercado de energia vai modernizar setor no Brasil
A nova era no cuidado do câncer de pulmão
Chegada do 5G traz revolução para o dia a dia dos negócios
Tecnologia com inclusão e diversidade gera inovação
Podcast debate nova geração de testes genéticos na psiquiatria
Coleção especial celebra os 60 anos da Vivara
Avanço de pesquisas e mais investimentos em genômica revolucionam a medicina
Mastercard apoia inclusão digital de empreendedores das favelas
PARCERIA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, DE PONTA A PONTA
Soluções de cibersegurança reforçam confiança do consumidor nas empresas
Ciência comprova eficácia e aponta novos caminhos para Cannabis medicinal
Prevenção ao suicídio exige engajamento de toda a sociedade
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Tecnologia permite que pessoas recebam pela comercialização de seus dados
Consumidor já pode pagar suas contas com o rosto
Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ex-presidente decidiu, se eleito, nomear civil para Ministério da Defesa; generais destacam receio de mudança em três pontos sensíveis
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Relato sobre encontro com 'menininhas de 14, 15 anos, que estavam se arrumando para ganhar a vida' gerou revolta nas redes sociais
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Obra de Fabio Victor narra como coronel acusado de tortura influenciou escalada de militarização do Planalto

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Leave a reply